Viagem de fim de ano? Prepare o seu carro para pegar a estrada!

no
Categorias: Geral

O fim de ano chegou e com ele as férias estão a caminho! Seja para um bate volta ou uma viagem para lugares mais distantes, o seu carro precisa estar preparado para enfrentar horas de estrada, possíveis buracos na pista e o principal, para garantir a segurança de todos os passageiros.

Para que não haja nenhum imprevisto, é preciso garantir que o seu automóvel esteja em dia em todos os aspectos. Afinal, ninguém merece enfrentar perrengues com o carro em uma viagem de descanso, não é? Claro que a preocupação principal é do dono do veículo, que precisa pensar em todos os detalhes. Mas, para te ajudar a deixar tudo certo para fechar o porta-malas e colocar o pé na estrada, a Wurth reuniu dicas essenciais para que sua viagem de carro seja perfeita e sem nenhum empecilho.

Por que a manutenção é importante para qualquer tipo de viagem de carro?

A manutenção preventiva, aquela feita antes de uma viagem, serve para garantir que o veículo esteja em dia, evitando possíveis surpresas durante o percurso. O mais recomendado é sempre checar quais os prováveis problemas que o carro pode ter e repará-los antes mesmo de começar a viagem. Vale lembrar que a manutenção preventiva, tão recomendada pelos amantes automotivos, é muito mais barata do que uma manutenção corretiva, aquela que deve ser feita depois de um pane ou a quebra de alguma peça.

Como fazer a limpeza completa do veículo?

Como fazer a limpeza completa do veículo?

Além dos fatores preventivos, que são de extrema importância para qualquer viagem de carro, uma das coisas que nos deixa com mais vontade de pegar a estrada é ver o nosso possante limpo e pronto para novas aventuras.

O primeiro passo é investir na boa e velha limpeza interna, para garantir o conforto necessário nas intensas horas de viagem. Comece com os bancos, retirando qualquer sujeira que possa ter caído durante os últimos dias. Para bancos de couro, nossa indicação é o Kit Limpeza e Hidratação de Couro, neste kit tem tudo o que você precisa para deixar os bancos perfeitos e tratados para a viagem. Comece a limpeza com o Limpa Couro, um detergente translúcido que facilita a limpeza de superfícies e demais artefatos em couro, ele não danifica e nem resseca o tecido e deixa uma leve fragrância dentro do carro.

O segundo passo é hidratar os bancos, o Hidratante de Couro evita o ressecamento do tecido quando exposto ao sol e promove mais durabilidade ao tecido. Em nosso Kit já estão inclusas uma flanela e uma esponja para a aplicação dos produtos. Para finalizar a limpeza utilize o Embelezador de Couro, que garante o brilho original e aumenta a maciez das peças.

No caso dos bancos em tecido, o trabalho fica por conta do Limpa Estofados. O produto é ideal para a remoção de sujeiras simples a sujeiras mais pesadas, como manchas de café ou vinho. Para a aplicação, agite o produto e aplique a 20cm de distância do tecido, deixe agir por pelo menos 1 minuto e depois, com ajuda de um escova, esfregue a superfície. Para retirar o excesso, basta usar um Pano de Microfibra limpo.

Parte interna limpa e renovada? Agora chegou a hora de dar um trato na parte exterior do seu carro. Aposte em um produto que proporcione a limpeza completa e ofereça a proteção necessária para a pintura da carroceria.

Parte interna limpa e renovada? Agora chegou a hora de dar um trato na parte exterior do seu carro. Aposte em um produto que proporcione a limpeza completa e ofereça a proteção necessária para a pintura da carroceria. Nossa sugestão é o Shampoo com Cera que é ideal para a limpeza de veículos de todos os portes. Além da alta potência de limpeza, o produto não precisa ser polido para oferecer proteção contra a radiação solar e a aplicação também pode ser feita com um Pano de Microfibra. Lembre-se de retirar todo o produto da superfície com água corrente em abundância e seque o veículo com a Toalha Absorve Total que absorve 50% mais de água que os panos convencionais.

Agora que já cuidamos da carroceria, chegou a hora de dar uma atenção especial para os vidros e janelas. Você sabia que nós temos um produto que repele a água do parabrisa promovendo a impermeabilização do vidro? O Watter Off é um repelente de água que melhora a visibilidade para o motorista e, em alguns casos, dispensa o uso de palhetas no parabrisa. Para os demais vidros, como retrovisores e janelas, o melhor é apostar no Limpa Vidros que garante a limpeza completa e pode ser aplicado facilmente com um pano limpo.

Para finalizar com chave de ouro e deixar o seu carro pronto para a viagem, aposte em bons produtos para os pneus e tapetes. O Limpa Pneus promove a limpeza completa de superfícies emborrachadas e evita o ressecamento das peças a longo prazo, o melhor é que ele não mancha rodas de liga leve e nem a pintura do carro. Para realçar e dar mais destaques aos detalhes do carro como puxadores, parachoque, pneus e tapetes, finalize com a aplicação do Pneu Pretinho que, além de limpar, protege as peças expostas ao sol.

Lembre-se dos itens mais importantes para sua viagem

Lembre-se dos itens mais importantes para sua viagem

Verifique a saúde dos pneus: é importante calibrá-los e verificar se não há furos, rasgos ou rachaduras no seu jogo, inclusive no estepe, essa parte é fundamental para a segurança da viagem. Caso esteja tudo ok, vale levar por prevenção um Reparador de Pneus, que é ideal para aquela emergência, pois Infla o pneu e repara furos de até 5mm de diâmetro temporariamente, sem a necessidade de retirar o pneu ou usar macaco.

Cheque os óleos e demais líquidos do carro: como a viagem pode durar horas é preciso verificar se o óleo do motor, por exemplo, ainda está em dia ou se precisa ser trocado.

Alinhe e balanceie o veículo: esse dois passos são de extrema importância para a segurança da viagem, um carro desalinhado só apresenta problemas em alta velocidade, considere fazer esses procedimentos pelo menos uma semana antes de pegar a estrada.

Teste os freios: o sistema de freios não pode apresentar nenhum problema durante a viagem, sendo parte vital para o bom funcionamento do carro e garantindo a segurança de todos à bordo. Verifique o desgaste das pastilhas e se for necessário faça a troca imediatamente.

Confira itens de segurança: os cintos devem estar em perfeito estado todos devem usá-lo durante o trajeto. Além disso, outras ferramentas como triângulo, extintor de incêndio e até as palhetas do parabrisa devem ser checadas para evitar qualquer problema.

Gostou das dicas? Esses são pontos de atenção que devem ser levados em consideração antes de fazer uma viagem de longas horas, lembre-se que, nesse caso, é melhor prevenir do que remediar. Faça o checklist do nosso passo a passo e garanta a segurança e o conforto para sua viagem de fim de ano.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais @wurth.brasil e faça uma boa viagem!