Vedar, selar e impermeabilizar. Entenda as diferenças dessas 3 técnicas.

no
Categorias: Geral

Vedar, selar ou impermeabilizar? Há quem pense que essas 3 expressões significam a mesma coisa, mas não é bem assim. Aqui no nosso Blog, nós dividimos as funções de cada uma destas práticas para facilitar a identificação para você escolher a melhor opção para sua obra ou manutenção. Vale lembrar que a vedação, selagem e a impermeabilização podem ser usadas em diferentes setores como construção, bricolagem, automotivo, entre outros.

Vedação

A vedação é um processo feito para impedir a passagem de poeiras, líquidos ou gases em entre uma ligação e outra, o processo também pode ser feito para fixar diferentes materiais em superfícies planas para evitar a passagem de água, por exemplo.

A vedação é um processo feito para impedir a passagem de poeiras, líquidos ou gases em entre uma ligação e outra, o processo também pode ser feito para fixar diferentes materiais em superfícies planas para evitar a passagem de água, por exemplo. A vedação pode ser feita com diferentes produtos, como é o caso do Silicone que pode ser utilizado em diferentes tipos de materiais como vidros, azulejos e alumínio. Existem ainda produtos específicos para cada tipo de vedação, como o Veda Roscas e o Vedante Para Esquadrias que foram desenvolvidos para funções específicas.

Como faço a vedação em casa?

Sabe aquele vazamento que acontece na pia do banheiro ou no box durante o banho? Ele pode ser resolvido com a vedação com Silicone. Nesses casos, para garantir um resultado de qualidade é preciso atentar-se ao cuidados necessários para a preparação do ambiente, a aplicação do produto e a secagem adequada. Para ambientes molhados, como o banheiro, faça a higiene do local onde o produto será aplicado, removendo qualquer resíduo de rejunte, cimento ou poeira. Com um Aplicador, coloque o produto de maneira uniforme sobre a fenda de onde vem o vazamento, nesse momento é importante garantir que toda a área esteja preenchida com o Silicone para que não haja novas rupturas. Para dar acabamento e deixar a superfície ao redor limpa e sem resíduos, use um Pano de Microfibra e espere secar por pelo menos um dia.

Selagem

Muito parecida com a vedação, a selagem é o processo – como o nome já diz – de selar frestas, preenchimento de fissuras, trincas e vãos existentes entre materiais.

Selagem para rachaduras, trincas ou vãos

Selagem para rachaduras, trincas ou vãos

O que muitos não sabem, é que a selagem não é um processo único e exclusivo de grandes obras, você provavelmente já deve ter utilizado esse processo para reparar alguma rachadura ou fissura na parede de casa. Para esse tipo de serviço, a indicação é sempre o Selante Acrílico que funciona como uma espécie de massa corrida de alta resistência para preencher vãos, rachaduras ou trincas. O melhor é que o produto permite o acabamento com lixa e você pode finalizar com a pintura com tintas a base de água.

Outra forma de usar a selagem em casa é em calhas e rufos que venham a ceder ou fazer buracos. O Selante para Calhas e Rufos fornece a aderência necessária para chapas metálicas, garantindo a segurança da estrutura contra agentes externos, como chuva e ventos fortes.

Selagem entre materiais metálicos

É muito comum ao substituir uma peça, que exista folgas que venham a causar vazamentos ou fuga de gás. Para evitar esse processo é feita a selagem, preenchendo os espaços vazios nas superfícies de encaixe. Um bom exemplo de produto para essa função é o Trava Rolamentos que é ideal para a manutenção, produção e construção. Fazendo a selagem de juntas e roscas.

Impermeabilização

Impermeabilização

É evidente que a umidade é uma das maiores inimigas de obras, reformas, decorações e móveis, por isso, precisamos garantir a boa impermeabilização de todos os ambientes e itens que complementam o nosso cantinho. Mas nem todo mundo sabe qual é a função da impermeabilização. A impermeabilização é a base de toda estrutura contra a infiltração de líquidos ou de deterioração por exposição ao tempo. É muito importante a inclusão da impermeabilização em sua obra, manutenção ou até a rotina de seu lar. A precaução e cuidado com essa etapa evita problemas futuros.

Áreas molhadas pedem muita atenção quando o assunto é impermeabilização, principalmente em banheiros, cozinhas e piscinas. A nossa recomendação para esses ambientes é utilizar o Impermeabilizante para Mármore e Granitos que penetra na pedra e impede a absorção de água, óleo e resíduos orgânicos como vinhos, sucos e frutas. O melhor é que o produto permite que o material tenha respiro e não altera suas características naturais como cor e brilho, além de evitar manchas d’água do dia a dia.

Outras áreas que exigem bastante atenção são as lajes e paredes. Para a impermeabilização destes ambientes, a nossa indicação é a aplicação de produtos específicos como o Impelast Pro, que protege as estruturas, sejam novas ou antigas, da ação do tempo e raios U.V de maneira eficiente e a longo prazo. Sua formulação e cor proporcionam a redução de temperatura interna em até 4ºC.

Uma boa dica para economia de produtos impermeabilizante nestas aplicações é a inclusão do uso da Estrutela, que facilita a aplicação do impermeabilizante e melhora a performance do produto, diminuindo o gasto excessivo de material e protegendo a estrutura dos compostos corrosivos do cal e do cimento.

Impermeabilização para tecidos

Impermeabilização para tecidos

Quem nunca teve aquele problema de derramar alguma coisa no banco do carro ou no sofá da sala? Esse é um dos principais problemas que a impermeabilização resolve! O que algumas pessoas fazem é cobrir os bancos do carro ou o sofá com plásticos para que não haja esse tipo de problema, mas, além de ser totalmente desconfortável, o plástico é um grande acumulador de sujeiras e resíduos.

O mais indicado é apostar em um produto que ofereça mais proteção e não interfira na usabilidade das suas peças. Como é o caso do impermeabilizante de tecidos Impermax que aumenta a durabilidade do tecido, pode ser usado em diferentes tecidos, desde forros de banco, estofados de sofás, cadeiras e até gravatas e acessórios do dia a dia. O melhor é que a aplicação pode ser feita em casa, com a praticidade que você procura, sem a necessidade de equipamentos e profissionais especializados.

Dicas da Wurth

Seja qual for a sua reforma, obra ou decoração, estude os ambientes onde serão feitos os reparos e converse com um profissional para escolher os melhores produtos para o serviço.
Acesse nosso site e aproveite toda a qualidade dos produtos Wurth: www.wurth.com.br