Porta livros: duas opções lindas e baratas para fazer em casa!

no
Categorias: Geral

Quem aqui é amante de leitura? Uma coisa que todos sabem é que manter a casa em ordem no dia a dia, com as inúmeras coisas que temos em casa, já é um desafio, imagina para os leitores de plantão. Ter os livros sempre a vista e a mão é uma facilidade que melhora o hábito de leitura e deixa a casa mais organizada, evitando que os livros fiquem espalhados e difíceis de serem encontrados.

Pensando nisso, hoje o post é dedicado aos nossos leitores, vamos te ensinar a fazer dois porta livros de maneira simples e gastando pouco. Veja qual deles é mais a sua cara e aposte na praticidade e organização do seu espaço de leituras em casa.

1 – Porta livros com tecido e varão

20210503 img2

O nosso primeiro porta livros é uma opção prática e que pode ser colocado em qualquer espaço da casa. Essa dica vale também para o quarto das crianças. Para essa montagem, precisaremos dos seguintes materiais:

1 varão de cortina de 1m com suporte duplo.
pedaço de tecido com 55cm por 65cm
Parafusos
Buchas
Furadeira
Chave de Fenda
Super Cola

Para iniciarmos, precisamos preparar o tecido. Pegue seu retalho e faça uma barra, dobre as pontas mais largas e cole com a Super Cola, depois disso dobre o tecido em três partes, coloque as duas extremidades no meio do tecido, a ideia é termos um cilindro de tecido. Una as duas pontas que estão no meio do tecido e espere secar. Depois de seco, verifique se o seu pano está no formato que citamos acima.

Agora que temos o tecido da maneira que precisamos, vamos instalar o varão na parede. Vale lembrar que, no caso das crianças, coloque em uma altura que seja fácil de encontrar os livros. Para os adultos, a altura considerada ideal é de 1,40m, porém, vale medir seu tamanho e adaptar para o que seja confortável para você.

Para colocar o varão na parede, inicie com a furação. Use a Furadeira e faça os furos de acordo com os buracos indicados no suporte do varão. A fixação é bem simples, depois de furar, basta usar as Buchas e os Parafusos com a ajuda da Chave Philips ou Parafusadeira.

Depois de colocar o suporte na parede, pegue os varões e passe por dentro do cilindro de tecido. Agora é só pendurar no suporte e colocar os livros. Esse porta livros deve ficar como uma trouxinha de tecido.

2 – Porta livros de madeira

20210503 img3

A segunda opção de porta livros pode ser adaptada de acordo com os materiais que você tem em casa. Veja a lista de materiais e use a criatividade para criar sua peça.

1 caixote de madeira (aqueles de feira mesmo)
Papelão
Parafusos
Buchas
Furadeira
Chave de Fenda
Tinta Spray
Lixa para Madeira

Como esse modelo é feito com madeira, mais especificamente com um caixote usado, inicie a produção lixando a estrutura com o auxílio da Lixa para Madeira. Esse passo é fundamental para garantir que sua peça não fique desnivelada, com nenhuma farpa ou buraco.

Caixote lixado? Agora é hora de usar a criatividade e dar cor à sua obra! Para pintar sua peça, nossa dica é a Tinta Spray. Com 19 cores disponíveis, ela promove um acabamento impecável sem desperdiçar produto e o melhor é que ela é de fácil aplicação e pode ser guardada em qualquer lugar, pois não ocupa espaço. Escolha a sua favorita e pinte todo o caixote com a cor escolhida. Caso você queira dar um ar mais rústico, deixa a peça crua e passe somente um verniz ou impermeabilizante, para que não deteriore com o tempo.

Agora que já temos a peça pronta, basta fixá-la na parede. A medida recomendada é a mesma do porta livros de tecido, cerca de 1,40m para pessoas adultas, mas vale medir e colocar na melhor posição para você. Faça 4 furos com a Furadeira, use o caixote para se guiar, os furos devem ser feitos nas 4 extremidades da peça. Depois disso, coloque as Buchas na parede e fixe o caixote com a ajuda da Chave de Fenda e os Parafusos, caso você tenha uma Parafusadeira em mãos, o processo fica mais rápido – fica a dica.

Estamos quase lá! Agora com o caixote na parede, use os pedaços de papelão e corte da mesma altura que o caixote, eles servirão como divisores para seu porta livros. Uma dica aqui, é pintar os papelões com cores que representam cada gênero que você gosta de ler, assim fica mais fácil encontrar os livros de acordo com os temas.

Agora que você já tem duas opções de porta livros para deixar seu espaço de leitura mais organizado, faça aí na sua casa e compartilhe conosco! Vamos acompanhar cada peça montada por vocês. Poste uma foto nas redes sociais e marque nosso perfil, somos @wurth.brasil por lá.