Painel Organizador: 2 opções para você fazer em casa!

no
Categorias: Geral

Quem nunca foi procurar uma ferramenta e simplesmente não achou? Ou até mesmo comprou uma nova por que não encontrou dentro daquele monte de ferramentas que ficam sempre juntas? Esse é um problema comum e que acontece sempre que a gente precisa finalizar uma manutenção ou montar uma peça para a decoração da casa.

Para te ajudar a se organizar melhor e ter um espaço especial e prática para guardar suas ferramentas, hoje nós te ensinaremos duas formas de montar um painel organizador de forma fácil e gastando pouco.

Painel organizador com tábuas de madeira

1 Painel Organizador

Usar as medidas para fazer aquela montagem com as peças de madeira

Para esse modelo, usaremos os seguintes materiais:

• 10 tábuas de madeira de 1,20m com 20cm de largura
• 2 ripas de madeira
Lixa para Madeira
Tinta Spray
Serra Manual
Furadeira
Parafusadeira
Martelo
Parafusos
Trena

O primeiro passo para iniciarmos a montagem é garantir que as ripas e tábuas de madeira estejam niveladas e livres de buracos ou farpas que possam atrapalhar o trabalho final. Para garantir um acabamento profissional, utilize a Lixa para Madeira e retire qualquer resíduo que esteja sobrando nas ripas. Após finalizar o lixamento, opte por um verniz ou impermeabilizante para garantir a durabilidade da peça durante o tempo de uso. Caso você não tenha as tábuas e ripas no tamanho necessário, meça as suas peças com a Trena e faça o corte com a Serra Manual.

Depois que todas as peças estiverem preparadas, vamos começar a uni-las. Comece fixando as ripas na parede, lembre-se de medir com a Trena os espaços entre cada ripa de acordo com o tamanho das tábuas de madeira. Com a ajuda da Furadeira, faça dois furos em cada extremidade das ripas e depois coloque-as na parede em uma altura que fique confortável para você. Agora basta fixar todas as tábuas de madeira, uma embaixo da outra, sobre as ripas com a ajuda da Parafusadeira e dos Parafusos.

Agora que temos toda a estrutura montada, basta definir os espaços onde ficarão cada ferramenta. Para facilitar o trabalho, marque os lugares exatos com a ajuda de um lápis e uma régua para medir os espaços entre cada peça. Para pendurar, com o auxílio do Martelo, coloque pregos ou ganchos, de acordo com o peso de cada ferramenta, e organize-as de acordo com as marcações feitas anteriormente.

Painel organizador pronto? Agora é hora de deixar ele ainda mais único. Faça uma pintura com a Tinta Spray de sua preferência e customize conforme achar necessário. A Tinta Spray é uma boa pedida, pois promove alta cobertura, fácil aplicação e alto nível de rendimento.

Uma dica especial para guardar parafusos, pregos, roscas e outras peças pequenas, é anexar um nicho de madeira ao painel, eles facilitam a organização e podem ser usados como caixa para esses materiais menores.

Painel organizador com placa de MDF

2Painel Organizador

Para esse modelo, usaremos os seguintes materiais

• Placa de MDF de 1,5m por 1,5m
• Pregos
Martelo
Parafusos
Parafusadeira
Ganchos

Esse é o modelo mais fácil de fazer em casa, pois a placa de MDF já vem inteira, então não precisaremos fazer recortes ou medir as partes. Para iniciar a montagem, pegue todas as ferramentas que serão penduradas e coloque sobre a placa de MDF e faça as marcações onde cada ferramenta ficará. Uma dica para facilitar a organização é colar etiquetas de identificação em cada espaço para te ajudar a encontrar os materiais que precisa.

Depois de fazer as marcações, coloque o painel na parede e fixe com os materiais de sua preferência. Nós recomendamos que essa fixação seja feita de forma reforçada, use Parafusos e com o auxílio da Parafusadeira, coloque a placa na parede. Depois é só colocar os pregos com o Martelo nos locais onde deseja pendurar a ferramenta e organizá-las de acordo com sua preferência. Vale lembrar que algumas ferramentas são mais pesadas e necessitam de mais pregos para que não caiam.

Painel finalizado? Chegou a hora de colocar a criatividade para jogo! Use as Tintas Spray para decorar e customizar da forma que mais gostar. Uma dica legal é usar cores diferentes para cada tipo de ferramenta, ou separar por cores cada setor do seu painel, assim fica mais fácil se localizar e lembrar onde colocar as ferramentas depois do uso.

Dica da Wurth

Para toda peça que você for montar, lembre-se sempre da sua segurança. Usar equipamentos de proteção individual é fundamental para evitar qualquer acidente durante o manuseio dos materiais. Use Luvas, Óculos e Máscaras para uma manutenção ou montagem sempre segura!

Gostou das nossas sugestões? Faça o seu painel em casa e marque @wurth.brasil nas redes sociais para que a gente acompanhe as suas obras.