Monte um jardim vertical de forma fácil e sem gastar muito

no
Categorias: Faça você mesmo

Os espaços verdes vêm ganhando cada vez mais espaço na vida cotidiana das pessoas. Desde restaurantes até as varandas residenciais, as plantas entram como um toque delicado para decorar ambientes e trazer mais vida ao local. Existem diversas formas criativas de deixar o seu espaço mais verde, seja com vasinhos separados, mini hortas ou jardins, algumas opções mesclam plantas naturais com artificiais e até mesmo ervas para chás. Tem quem pense que em espaços pequenos, como apartamentos, não sejam possíveis de apostar em uma decoração mais arborizada, mas para te mostrar que é possível, nós ensinaremos a montar um jardim vertical de forma fácil, com produtos de qualidade e que deixam qualquer ambiente agradável e cheio de vida.

Para esse tutorial, nós usaremos uma parede com 1,2m de largura, mas a montagem pode ser adaptada para qualquer ambiente, seja ele maior ou menor do que essas medidas.

8 ripas de madeira de 1,20m de altura por 20cm de largura
2 ripas de madeira de 1,60m de altura por 10cm de largura

Arame
Parafusos
Trena
Parafusadeira
Furadeira
Broca para madeira
Serra
Kit Colagem para Madeira
Lixa para madeira
Tinta Spray
Alicate Universal
Prego Líquido
Óculos de Proteção
Luvas de Proteção

Preparo dos materiais

Para a base de todo o nosso jardim, utilizaremos ripas de madeira. Por isso, é preciso garantir que o material seja resistente e não deteriore com o tempo, nem mesmo em contato com ambientes externos e chuva.

Para a base de todo o nosso jardim, utilizaremos ripas de madeira. Por isso, é preciso garantir que o material seja resistente e não deteriore com o tempo, nem mesmo em contato com ambientes externos e chuva. Para ter melhor acabamento em sua peça, deixe as ripas sem nenhum fiapo ou resíduo com uma Lixa para madeira. Caso você tenha uma peça de madeira inteira e queira fazer os cortes, use a Trena para as medidas e uma Serra para cortar.

Montagem

Para a base da nossa estrutura é preciso alinhar as 8 ripas de madeira de 1,20m com as 2 ripas de madeira de 1,60m, uma em cada lateral, formando uma espécie de estrado. Para isso, coloque todas as peças no chão e faça marcações para que os furos sejam feitos em todas as ripas.

Para a base da nossa estrutura é preciso alinhar as 8 ripas de madeira de 1,20m com as 2 ripas de madeira de 1,60m, uma em cada lateral, formando uma espécie de estrado. Para isso, coloque todas as peças no chão e faça marcações para que os furos sejam feitos em todas as ripas. Use a Furadeira com a Broca para Madeira para uma furação mais precisa. Após furar, parafuse até garantir que a estrutura esteja firme. Caso prefira, o Kit Colagem Para Madeira ou o Prego Líquido pode ser usado nesse processo auxiliando ou até substituindo os parafusos.

Depois da estrutura montada, precisamos criar os suportes para os vasos do jardim. Nesse caso, a disposição dos vasos fica a sua escolha, seja um do lado do outro ou em espaços intercalados. Para o nosso jardim, em cada uma das 8 ripas teremos 4 vasos pequenos. Em uma distância de 5cm da borda, use a Furadeira e faça 4 pares de furos por toda a ripa, em cada ripa terão 8 furos.

Depois que fizer toda a furação, corte pedaços de arame de acordo com o tamanho do seu vaso e passe por cada par de furos, deixando as pontas para trás, formando uma espécie de cesta de basquete – é ali que os vasos ficarão suspensos. Quando todos os buracos estiverem com o arame, use o Alicate Universal para torcer a parte de traz e unir as pontas, se sobrar muito excesso você pode cortar as rebarbas.

Finalização

Antes de colocar as suas plantinhas no jardim, dê um toque especial a ele. Pinte com cores que contrastem com o ambiente que você vai decorar. A Tinta Spray, além de secar rápido, é de fácil aplicação e garante um acabamento perfeito mesmo com uma só aplicação. Para finalizar o seu jardim use a Furadeira para fazer dois furos na parte superior da parede e encaixar a estrutura. Para garantir a boa fixação utilize Buchas com Parafusos Galvanizados. Caso você não queria fazer furação na sua parede, é possível utilizar o Prego Líquido, ele fixa diversos materiais sem a necessidade de pregos ou parafusos.

Se preferir, use o jardim como um móvel e apoie na parede, dessa forma, se você quiser decorar outros lugares da casa, fica mais fácil o transporte.
Estrutura pronta e customizada do seu jeito? Agora é hora de encher de vasinhos. A nossa recomendação é optar por flores ou plantas que tenham a mesma preferência por sol ou sombra, dessa forma fica mais fácil de cuidar. Outra boa opção são as plantas artificiais que ficam lindas se forem bem montadas.

Dicas da Wurth

Para realizar qualquer trabalho manual, seja bricolagem, marcenaria ou manutenção é muito importante proteger seus olhos contra possíveis partículas de madeira, tinta e outros resíduos. Utilize sempre um Óculos de Proteção e também Luvas de Proteção durante o manuseio e trabalho com as peças de madeira.

Finalizou o seu jardim vertical?! Compartilhe uma foto da sua obra e nos marque nas redes sociais! @wurth.brasil

Black Week