Mesa de centro com pneu usado? Faça uma gastando pouco!

no
Categorias: Bricolagem / Faça você mesmo

As mesas de centro são artefatos que nunca saem de alta e estão presentes em todos os lugares. Seja na sala de casa, em consultórios ou hotéis, esse é um móvel que completa a decoração e ocupa um espaço especial em diferentes lugares. Inúmeras são as formas e materiais usados para a produção dessas peças, mas você já imaginou montar a sua própria mesa de centro com aquele pneu que você não usa mais? É isso mesmo!

Hoje, nós faremos um passo a passo especial, para que você possa fazer a sua mesa de centro com o pneu usado que você tem em casa. Caso você não tenha todos os materiais, eles são facilmente encontrados em casas de artesanato e, no caso do pneu, em qualquer borracharia. Dá uma olhada no que vamos precisar para essa montagem:

60m de corda de sisal
1 pneu usado
1 placa de madeira de 1,5m por 1,5m
Cola Tudo
Lixa para Madeira
Kit Colagem Para Madeira
Limpa Pneu
Pneu Pretinho
Luvas de Proteção
Óculos de Proteção
Tinta Spray
Rodízios Transparentes com Freio

Preparo dos materiais

Para iniciarmos nossa peça, é preciso primeiro garantir o preparo dos materiais. Inicie com a madeira, para garantir que a placa não solte nenhum fiapo ou haja irregularidades no nivelamento, use a Lixa para Madeira para dar acabamento.

Para iniciarmos nossa peça, é preciso primeiro preparar os materiais. Inicie com a madeira, para garantir que a placa não solte nenhum fiapo ou haja irregularidades no nivelamento, use a Lixa para Madeira para dar acabamento. É importante certificar-se de que os dois lados estejam lixados para melhorar a aderência da madeira à borracha. Depois de preparar a placa, finalize com uma pintura especial. A Tinta Spray é ideal para esse tipo de trabalho, além de ser fácil de aplicar, ela possui alta cobertura e seca rapidamente, escolha entre as 19 cores disponíveis e deixe seu móvel a sua cara.

Para o pneu, o ideal é deixá-lo limpo e revitalizado para o uso na mesa. Nossa indicação é usar o Limpa Pneus para remover qualquer resíduo que possa impedir a aderência dos materiais e depois aplicar o Pneu Pretinho para garantir a durabilidade da borracha.

Vale lembrar que para qualquer trabalho manual é de extrema importância prezar pela segurança. Evite cortes, furos ou machucados e use Luvas e Óculos de proteção durante todo o processo de produção da sua mesa de centro.

Montagem da mesa

Tudo preparado para começarmos a obra? Agora é hora de colar a corda por todo o pneu, cobrindo cada espaço ou fresta. Para isso, use a Cola Tudo e vá, aos poucos, aplicando e grudando a corda ao redor do pneu.

Tudo preparado para começarmos a obra? Agora é hora de colar a corda sisal por todo o pneu, cobrindo cada espaço ou fresta. Para isso, use a Cola Tudo, ela possui secagem rápida e adere a diversos materiais. Aos poucos, vá aplicando e grudando a corda ao redor do pneu.

Nessa etapa, você tem duas opções, ou segue aplicando a Cola Tudo até o fim do pneu, ou cola somente duas fileiras de corda e o restante vai apenas circulando o pneu. Caso opte pela segunda opção, é importante checar se todas as áreas estão cobertas, caso haja um espaço entre as fileiras de corda, você pode consertar usando a Cola Tudo. Feito isso, seu pneu está pronto para receber o tampo de madeira.

Finalização da mesa

Para esses trabalhos existem diferentes tipos de finalização, a nossa sugestão é finalizar o pneu com uma pintura especial, escolha uma Tinta Spray que combine com o tampo e faça a pintura de toda a estrutura.

Para esses trabalhos existem diferentes tipos de finalização, a nossa sugestão é finalizar o pneu com uma pintura especial, escolha uma Tinta Spray que combine com o tampo e faça a pintura de toda a estrutura. Caso você não queira pintar, use um verniz ou selante para garantir que a corda não irá ceder com o tempo, nem com a exposição ao sol ou chuva.

Agora que a estrutura do pneu está pronta basta colocar o tampo de madeira e deixar o seu espaço ainda mais especial. Para colar o tampo, use o Kit Colagem para Madeira, ele possui secagem rápida e adere bem na borracha. Caso você queira um móvel mais portátil, coloque um Rodízio Transparente com Freio ao invés de pés, assim você consegue mudar o móvel de ambiente e aproveitar ainda mais a sua mesa sem riscar o chão ou fazer esforços.

Para ambientes mais rústicos, uma opção é eliminar o uso da corda e deixar o pneu bem tratado ou até mesmo com pintura diretamente na borracha à mostra. Os tampos também podem ser uma opção para mudar o layout da mesa e deixar a peça ainda mais adequada ao local que será decorado. Algumas opções de materiais bastante usados são placas de mdf, metal ou vidro.

Pronto. Mesa de centro finalizada? Agora é hora de investir na melhor decoração e usá-la como móvel em sua casa. Não esqueça de nos mostrar como ficou a sua. Tire uma foto, poste no Instagram e marque o @wurth.brasil, nós iremos olhar todas as criações.