Ferramentas essenciais para marcenaria: O que não pode faltar na sua oficina?

no
Categorias: Geral

Criatividade e perfeição são duas palavras que definem o trabalho dos marceneiros. A arte de trabalhar com madeira exige dedicação, paixão e principalmente, qualidade na execução das peças. Muitos iniciantes pensam em montar o tão sonhado espaço de trabalho, sua própria oficina, mas não sabem exatamente quais são as ferramentas essenciais para marcenaria. Por isso, neste post, decidimos listar quais são essas ferramentas para ajudar nossos amigos, marceneiros de primeira viagem, a iniciarem o seu próprio negócio.

Poucas pessoas se lembram, mas a marcenaria está no berço da civilização. Ela foi uma das primeiras profissões existentes e resiste até os dias de hoje por oferecer materiais e peças de qualidade para nosso dia a dia. Os marceneiros dedicam suas horas de trabalho na montagem de peças exclusivas que nenhuma loja ou fábrica consegue entregar com tal perfeição e cuidado.

O blog de hoje é dedicado aos aspirantes, hobbystas e marceneiros de primeira viagem que desejam iniciar seu negócio, mas não sabem quais são as ferramentas essenciais para marcenaria. Confira nossa lista e garanta a qualidade necessária para o sucesso da sua oficina.

Serras
Serras

Aqui estão as melhores amigas dos marceneiros! As serras são, sem dúvida, a ferramenta mais utilizada na produção artesanal de peças de madeira. Com variados, tipos, cada uma delas oferece um trabalho diferente ao marceneiro. A Serra Tico Tico, por exemplo, oferece um corte mais rápido e preciso em peças de madeira e MDF, o melhor é que ela é leve e compacta, podendo ser guardada em qualquer lugar. Outra serra importante para os trabalhos em madeira é a Serra Circular, com ela você garante o corte e acabamento perfeito para placas de compensados, MDF e MDP.

Furadeiras e Brocas
furadeira

Há quem pense que o trabalho artesanal não necessita de ferramentas elétricas, porém, essa já é uma questão que não se enquadra nos dias atuais. A Furadeira é ferramenta essencial para o trabalho do marceneiro, uma vez que, para fazer os furos com precisão e no formato certo, levariam horas e horas de trabalho a mais. Por que não optar por uma ferramenta que agilize esse processo? Escolha uma Furadeira de qualidade, que facilite o seu processo de produção e melhore o acabamento de suas peças.

Como citamos acima, as Furadeiras são de extrema importância na criação e montagem de peças de madeira, porém, as Brocas também fazem parte desse processo. Algumas pessoas acham que qualquer broca vai desempenhar o trabalho perfeito de furos em madeira, mas é preciso escolher os produtos certos para chegar no resultado esperado. Hoje, já existem Brocas desenvolvidas para trabalhos em madeira. Elas possuem ponteira afiada, que facilita a perfuração em madeiras maciças e promove a furação perfeita sem muito esforço.

Parafusadeira
Parafusadeira

Para um acabamento profissional, a melhor opção é utilizar uma Parafusadeira. Existem casos em que a peça não necessita do uso de parafusos, porém, é sempre bom ter em mãos o material para que não haja surpresas na hora do pedido do cliente. Investir em uma Parafusadeira profissional é uma opção que pode diferenciar o seu trabalho dos concorrentes, uma vez que, a ferramenta proporciona mais rapidez na execução e finalização de suas peças.

Grampos
Grampo01

Considerado o terceiro braço dos marceneiros, os grampos precisam entrar na lista de itens essenciais para uma marcenaria. O grampo é indicado para facilitar a fixação e colagem de peças de madeira, sendo utilizado na maioria dos trabalhos de marcenaria. Existem diferentes tipos desse produto no mercado, mas o mais indicado é o Grampo Marceneiro, que promove pressão de aperto de até 170kg e possui estrutura de ferro fundido, aumentando a longevidade da ferramenta.

Trena
trena

Parece bobeira listar a Trena aqui nesse post, porém, muitos esquecem dela e só lembram na hora da necessidade. Tirar medidas, das larguras, alturas e ângulos, fazem parte do dia a dia do marceneiro e sem uma Trena esse trabalho torna-se quase impossível. Inclua a ferramenta na sua lista de compras essenciais e não seja pego de surpresa. Vale lembrar que para a marcenaria não é preciso de um trena quilométrica, poucos metros são necessários para os trabalhos que você vai desenvolver.

Martelo
Martelo

O Martelo de Borracha ou malho, como é conhecido popularmente, é necessário para facilitar o trabalho de entalhamento da madeira. Ele deve ser de borracha, ou em alguns casos, de madeira, para que não danifique o seu formão. A ferramenta é essencial para um trabalho bem produzido e pode ser usado também para bater na madeira em encaixes mais apertados, ou colocar cavilhas e insertos de madeira.

Lixadeira

Por último, mas não menos importante, precisamos de uma Lixadeira Orbital. Também conhecida como treme treme, a Lixadeira Orbital promove o acabamento perfeito à sua peça, removendo qualquer relevo, farpa ou buraco que possa ter surgido durante a produção. O melhor é que ela é de pequeno porte, podendo ser carregada para qualquer lugar e evitando a fadiga do operador, além disso, conta com um sistema de sucção de poeira para diminuir a sujeira no local de uso.

Esses são alguns dos materiais essenciais para dar início a sua marcenaria. Vale lembrar que, para qualquer trabalho a nossa primeira recomendação é o uso de Luvas, Óculos e Máscaras de Proteção para evitar qualquer tipo de acidente durante a execução dos seus trabalhos.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a montagem da sua marcenaria nas redes sociais, somos @wurth.brasil por lá! Nos marque, vamos acompanhar de pertinho a sua montagem.