Faça uma casinha com arranhador para o seu gato.

no
Categorias: Bricolagem / Faça você mesmo

Como anda o espaço do seu gatinho ai na sua casa? Algumas pessoas não dão muita importância para os espaços dedicados aos bichanos, isso é até compreensível tendo em vista os inúmeros lugares que nossos pets escolhem para dormir, descansar e afiar as garras. Porém, para não ser vítima dos sofás e cadeiras destruídas, é preciso reservar um espaço especial para o seu gato poder brincar e dormir à vontade. 

Separamos algumas dicas para você montar um espaço de descanso e brincadeira para o seu gatinho, sem precisar gastar demais nos pet shops. 

Veja o que vamos precisar para construir nossa casinha para gatos:

02

5 peças de madeira de 40cmx40cm 
1 peça de madeira de 60cmx60cm
1 cano de pvc de 40cm
2 tampas para cano de pvc
15 metros de corda de sisal
5 metros de pelúcia ou veludo
1 almofada ou travesseiro
Parafusos
Trena
Furadeira
Broca para Madeira
Parafusadeira
Serra Manual
Lixa para Madeira
Tinta Spray
Pistola de Cola Quente
Bastão de Cola Quente
Prego Líquido
Luvas de Proteção
Óculos de Proteção

Preparo dos materiais

Como estamos falando de cuidados com seu pet, é importante lembrar que cada detalhe faz parte de um acabamento confortável e seguro para ele. Antes de iniciar a montagem da casinha, certifique-se de que não haja nenhum fiapo de madeira ou pontas soltas nas placas para que não machuquem o seu animalzinho. Nossa recomendação é polir as peças com ajuda de uma Lixa para Madeira garantindo o nivelamento das peças e removendo qualquer fiapo ou ponta que esteja sobrando.

Agora precisamos fazer um corte em uma das nossas peças de madeira de 40cmx40cm que servirá como porta de entrada para o gatinho. O formato é de sua preferência, quadrado, redondo, retangular… para nosso passo a passo vamos usar a entrada redonda. Use um prato como molde e desenhe um círculo em uma das peças de madeira, para cortar, use a Serra Manual e vá, aos poucos, contornando o desenho. Se sentir dificuldade no corte, uma dica é usar a Furadeira e fazer pequenos furos antes de cortar com a Serra Manual.

Se você vai decorar o novo cantinho do seu gato com uma pintura especial, esse é o momento certo de fazer isso. Use uma Tinta Spray com a cor que mais combine com a personalidade do seu bichinho e deixe a casinha ainda mais aconchegante e especial. Nós temos uma grande variedade de cores disponíveis para você fazer diferentes combinações e customizar a sua obra de arte. Uma outra dica é revestir as peças de madeira com um tecido fofinho, como pelúcia ou veludo, para que o espaço do seu pet fique mais confortável e acolhedor. Escolha um dos tecidos indicados e envolva todas as peças de madeira para deixá-las prontas para a montagem.

Montando a casinha

montagem

Agora que preparamos as madeiras e deixamos elas decoradas para o gatinho, chegou a hora de montar a estrutura da nossa casinha. A montagem é muito simples, precisamos montar um cubo com todas as peças de madeira de 40cmx40cm. Em cada uma das junções, faça 3 furos com a Furadeira e a Broca para Madeira e depois use a Parafusadeira para aplicar os parafusos.

Lembre-se de deixar a peça de madeira de 60cmx60cm para o chão da casinha. Para fixá-la vire a estrutura já pronta para baixo e parafuse a peça fechando a casinha. Nesse momento, atente-se para que fique pelo menos 20cm de sobra na parte da frente para colocar o arranhador e deixe a peça de madeira com abertura para a parte da frente.

Montando o arranhador

Para o arranhador, usaremos o cano de PVC e a corda de sisal. Nesse caso, escolha o cano de sua preferência, existem vários diâmetros disponíveis, o importante é que ele tenha a mesma altura que a casinha, 40cm. O primeiro passo é envolver todo o cano com a corda de sisal, para isso, use a Pistola de Cola Quente com o Bastão de Cola Quente e vá aplicando aos poucos contornando todo o cano até a parte de cima, caso você não queira usar cola quente, o trabalho pode ser feito com o auxílio do Prego Líquido. Lembre-se de revestir as duas tampas de cano também, elas funcionarão como encaixe e acabamento para o arranhador.

Para fixá-lo na estrutura da casinha, faça 3 furos em uma das tampas de cano e parafuse na parte de fora da casinha, naqueles 20cm restantes que deixamos na montagem. Após fixar, basta encaixar o cano revestido com a corda e finalizar com a outra tampa na parte de cima.

Finalização

03

Toda a estrutura está montada? Agora é hora de deixar o cantinho do seu pet super confortável! Como as peças de madeira já foram revestidas com um tecido fofinho, basta colocar uma almofada ou travesseiro macio dentro da casinha para que o seu pet possa descansar tranquilamente.

Uma dica especial para dar mais mobilidade ao seu novo móvel, é colocar Rodízios Transparentes na parte de baixo da casinha, dessa forma, quando for arrastar ou trocar de lugar, evita arranhões no piso.

Dicas da Wurth

Lembramos que, ao manusear todos os materiais deste tutorial, é importante o uso de Luvas e Óculos para proteção. Eles evitam possíveis machucados que possam acontecer durante a montagem ou o preparo dos materiais.

Gostou do nosso passo a passo? Agora é sua vez de reproduzir! Quando fizer, poste nas redes sociais e marque o nosso perfil @wurth.brasil, nós olharemos um por um.