Equipamentos de proteção individual: quais usar em pequenas reformas?

no
Categorias: Geral

Quem nunca precisou fazer uma pequena reforma em casa e decidiu fazer por conta própria? Isso é muito comum, mas precisamos nos atentar a segurança adequada para que nada saia do controle ou ocorra um acidente. Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser prioridade quando o assunto é reforma, isso por que, eles promovem a segurança necessária para que você conclua o trabalho com sucesso e sem arranhões, cortes ou torções.

Nos próximos parágrafos, você entenderá o que são EPI’s, quais suas funções e dicas de quais utilizar para sua reforma acontecer sem nenhum problema.

O que são EPI’s

EPI 1

Os EPI’s são todos os produtos, de uso individual, que protegem a saúde, segurança e integridade física de trabalhadores durante obras e reformas. Em ambientes profissionais eles se fazem obrigatórios, uma vez que, em canteiros de obras, por exemplo, existem inúmeros riscos ao trabalhador, porém, isso vale para pequenas reformas também.

Vale lembrar que os equipamentos de proteção individual devem sempre estar em bom estado e a manutenção ou troca deve ser feita constantemente. Além disso, a segurança deve ser um ponto levado em consideração desde o início da obra, tendo em vista os diferentes riscos encontrados nas reformas.

Quais EPI’s são recomendados para pequenas reformas?

Por serem consideradas menos perigosas, as pequenas reformas feitas em casa não necessitam de todos os equipamentos de proteção individual que uma construtora teria que ter para seus funcionários, por exemplo. Para a segurança das obras em casa leve em consideração a proteção de olhos, boca, mãos e pernas.

Óculos de proteção

EPI 2

Lixar, cortar e fazer furos são ações constantes em obras e reformas em casa. Por isso, contar com um óculos de proteção é fundamental para que seus olhos estejam protegidos. Afinal, você não quer lascas e poeira entrando nos olhos, né?

O equipamento é recomendado para todos os tipos de trabalho que envolvem madeira, metal e cerâmicas, além de ser uma proteção contra a luz do sol que pode prejudicar a vista se for constantemente exposta aos raios solares.

Luvas de proteção

EPI 3

As Luvas podem parecer itens óbvios na hora da reforma, mas muita gente só se lembra de utilizá-las quando precisam segurar equipamentos pontiagudos ou cortantes. Coloque as Luvas como prioridade na sua lista de materiais e evite qualquer corte ou machucado durante a sua pequena reforma. As Luvas também são recomendadas para o carregamento de ferragens ou materiais pesados, pois promovem maior segurança contra possíveis deslizes durante o trajeto.

Vale lembrar que alguns materiais de construção possuem componentes corrosivos e agressivos a nossa pele, então o uso das Luvas se faz indispensável no manuseio desses produtos.

Calçados de proteção

EPI 4

Engana-se quem pensa que para reformas em casa não é necessário o uso de um calçado de proteção adequado. Os sapatos de obra são a garantia de que seus pés estarão seguros de torções ou possíveis machucados decorrentes de quedas de ferramentas ou produtos. Invista em um bom calçado e use-o sempre que for realizar algum reparo ou pequena reforma.

Camisa de manga longa, calças e sapatos de proteção são o que formam um uniforme ideal para realizar a sua reforma em casa. Escolha as peças que você não utiliza no dia a dia e separe-as para esses tipos de trabalho.

Máscaras e Capacetes

EPI 5

Precisou de um andaime para realizar a sua reforma? Lembre-se do capacete! Mesmo que os andaimes estejam em um local seguro e livre de riscos, acidentes podem acontecer, o capacete evita que você bata a cabeça ou que algum material ou ferramenta lhe cause algum ferimento.

As máscaras também são indispensáveis para sua reforma, ainda mais agora no momento em que estamos vivendo. Além de proteger contra vírus que estão no ar, as máscaras garantem que ao cortar, lixar ou perfurar peças de madeira, metal ou cerâmica, a fuligem dos materiais não prejudique a sua respiração.

Alguns outros produtos são recomendados para reformas mais específicas, como é o caso dos protetores auditivos, que servem para evitar danos ao ouvido por fortes ruídos no ambiente de trabalho. Caso sua obra te exponha a barulhos muito intensos, coloque os protetores auditivos na sua lista de prioridades.

Pronto, agora você está em segurança e pode concluir a sua obra sem riscos. Gostou das dicas? Compartilhe sua experiência com os EPI’s Wurth e marque a gente nas redes sociais @wurth.brasil.