DIY | Como fazer uma sapateira de forma rápida e barata.

no
Categorias: Bricolagem / Faça você mesmo

Seus sapatos estão sem um espaço específico para serem guardados? Chegou a hora de ter uma sapateira. Muito além de ser só um item de organização, a sapateira entra como um dos pontos de mais destaque nas decorações de quartos e closets. Seja de madeira, tecido ou metal, as sapateiras são ótimas opções para liberar espaço dentro do seu armário e deixar os seus calçados organizados e mais fáceis de serem achados. Apesar da grande quantidade de modelos disponíveis no mercado, o investimento em um móvel para seus sapatos da forma que você gostaria pode ser caro, então por que não fazer a sua própria sapateira?

Nossa dica de hoje é para te ajudar a montar a sapateira ideal para comportar todos os seus calçados, que combine com o seu quarto ou closet e que dê um up na sua decoração! Veja nos próximos parágrafos como fazer uma sapateira de forma simples e gastando pouco.

O que vamos precisar?

Por ser uma montagem fácil de fazer, você pode escolher as medidas de acordo com o espaço que tem disponível e com a quantidade de sapatos que tem no armário. Para o nosso móvel, vamos considerar um espaço regular para uma sapateira média.

• 9 tábuas de madeira de 1,5mx80cm com espessura de 3cm
Parafusos
Trena
Furadeira
Broca para Madeira
Parafusadeira
Lixa para Madeira
Rodízios com Freio
Tinta Spray
Prego Líquido
Luvas de Proteção
Óculos de Proteção

Preparo do materiais

Antes de começarmos a montagem da sapateira, precisamos deixar nossas peças de madeira prontas para o trabalho. Inicie lixando todas as peças para retirar possíveis fiapos e demais irregularidades da madeira. Depois que lixar, pense no acabamento que você quer para o seu móvel. Nesse momento você pode escolher envernizar a madeira e deixá-la em sua cor natural, ou optar por uma pintura que converse com os demais móveis do seu quarto ou closet.

Nossa dica é pintar com uma tinta de longa duração e que promova maior longevidade para o seu móvel. A Tinta Spray, além de ser fácil de aplicar, possui alto rendimento, secagem rápida e promove alta cobertura. Escolha uma cor entre as nossas 19 opções e aplique uma camada em cada tábua de madeira. Por conta da porosidade do material, pode ser que seja necessária uma outra camada para dar o acabamento desejado.

Montagem da sapateira

Todas as peças preparadas e pintadas? Então, vamos começar a montar a nossa sapateira. O primeiro passo é separar 2 tábuas de madeira para serem as laterais da sapateira, faça 3 marcações em cada uma das pontas da madeira, elas servirão para a furação. Feito isso, use a Furadeira com a Broca para Madeira e faça os furos de acordo com as marcações. Agora, separe mais duas peças de madeira que serão o teto e a soleira do nosso móvel, para unir as peças, use os Parafusos e com o auxílio da Parafusadeira faça a junção das madeiras formando um quadrado vazado.

Para as prateleiras, usaremos 5 peças de madeira, o espaço entre cada uma delas deve ser de 21,5cm. Vamos usar a Trena para marcar exatamente o espaço que precisamos entre uma prateleira e outra e repetiremos o mesmo processo para a junção das tábuas. Faça furos com a Furadeira em cada uma das laterais e depois parafuse com o auxílio da Parafusadeira. Nessa hora, peça ajuda para alguém segurar as tábuas enquanto você parafusa as laterais de acordo com as marcações de 40cm que fez posteriormente.

A junção de todas as peças também pode ser feita com o Prego Líquido, porém, recomendamos que o trabalho seja feito com o uso de Parafusos para garantir a resistência necessária para aguentar o peso dos sapatos nas prateleiras.

Finalização

Com toda a estrutura montada vamos dar os últimos retoques necessários para deixar a sapateira perfeita. Caso você pense em mudar o móvel de lugar, nossa dica é finalizar a peça com Rodízios com Freio que permitem movimentar a peça sem danificar o piso e podem ser travados para evitar o deslocamento com o tempo. Se a sua ideia é deixar o móvel em um mesmo lugar, invista em um pezinho resistente e que combine com a cor escolhida para a sapateira.

Dicas da Wurth

Lembramos que, para todo trabalho manual, é importante o uso de equipamentos de proteção individual. O uso de Luvas e Óculos de proteção são fundamentais para garantir a sua segurança durante todo o processo de preparo, montagem e finalização da sua peça.

Gostou do nosso tutorial? Faça o seu modelo e poste nas redes sociais marcando nosso @wurth.brasil, estaremos de olho em todas produções!