Dicas para melhorar a segurança do seu veículo no trânsito!

no
Categorias: Cuidados Automotivos

Você sabia que no dia 25 setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito? A data faz parte da Semana Nacional do Trânsito, com o objetivo de conscientizar a população para um trânsito mais seguro. E nós da Wurth preparamos essa dica com 7 produtos para melhorar a segurança do seu veículo.

A segurança no trânsito começa com estes cuidados essenciais para o seu veículo. Confira nesse post mais detalhes sobre os 7 produtos que separamos para você.

 1 – Melhor visibilidade e segurança para condução

A forma principal de melhorar a visibilidade do para-brisa para uma direção mais segura é evitar o embaçamento do vidro e o acúmulo de gotículas de água. O Kit Visibilidade é composto por produtos para prevenção do embaçamento interno e cristalização externa do para-brisa. Aumenta a segurança e a visibilidade ao dirigir, mesmo durante a chuva. O Kit é composto por dois itens: 01 Water Off de 30ml, que é um repelente de água que forma um filme protetor invisível no vidro do automóvel, repelindo a água e dificultando o acúmulo de sujidades no vidro, e 01 Anti-embaçante Líquido de 60ml, para evitar o embaçamento do vidro em dias de chuva ou de muito calor.

Estes dois produtos usados juntos, aumentam a nitidez, e a segurança ao dirigir, além de lubrificar as palhetas e facilita o escoamento da água do vidro. Para aplicação dos produtos basta remover o excesso de sujeira e gordura com um Pano de Microfibra e um pouco de Limpa Vidros antes de aplicar os produtos, e garantir uma visão mais nítida para a condução.

As principais vantagens de ter estes tipos de produtos sempre à mão:

  •  Melhora a visibilidade em dias de chuva.
  •  Alta durabilidade até a reaplicação.
  •  Reduz o ofuscamento e facilita o escoamento da água.

Outro cuidado importante é sempre realizar a manutenção das palhetas do para-brisa. O ressecamento da borracha da palheta é muito comum, devido ao atrito constante com o ambiente externo, chuvas, sujidades e gorduras que podem ficar acumulados no vidro. Manter a borracha e a palheta sempre limpas e hidratadas possibilita manter a limpeza adequada do vidro, resultando em melhor visibilidade.

Você pode realizar essa manutenção com o Limpa Para-Brisa Líquido, que remove com facilidade manchas de óleo, gordura, insetos que ficam grudados, fuligem, poeira, além de resíduos de maresia, por exemplo. Sua fórmula não causa danos à pintura e borracha e ajuda a melhorar o deslizamento das palhetas e também pode ser aplicado em viseiras de capacetes para quem é motociclista. Para utilizar o produto, basta adicionar o conteúdo de 1 frasco de 100ml diretamente no reservatório de água. Um frasco de 100ml trata até 2 litros de água. 

Outra forma prática para fazer a limpeza da palheta é utilizar o Limpa Para-Brisa em Pastilha ECO-W, um detergente em pastilha efervescente e concentrado. Sua fórmula é altamente biodegradável, de pH neutro e também não agride a borracha e o vidro.
Você sabia? Além de limpar, também auxilia na hidratação das borrachas e atende a ISO 14.001. Para utilizar o produto, verifique se o reservatório está completo de água e sem a tela de proteção para depois introduzir a pastilha no reservatório. Deixe o produto diluir por alguns minutos antes de utilizar.

2 – Cuidados com os freios

Quando falamos de itens de segurança para automóveis, precisamos ter atenção especial também com os freios. Existem alguns tipos de freios. O Freio ABS (anti-lock breaking system, em inglês) é um item obrigatório em todos os automóveis desde 2004 e é composto por um sistema eletrônico que impede o travamento das rodas em uma frenagem forte. Existe também o Freio a Disco, localizado nas quatro rodas do carro, que dissipa o calor gerado pelo atrito e não está tão sujeito à fadiga devido ao superaquecimento e tem manutenção mais simples. Outro item relacionado à frenagem é o Sistema EBD e BAS, complementares aos anteriores.O primeiro faz a distribuição da força de frenagem entre o eixo das rodas. Já o BAS é o sistema de assistência ao pedal, aumentando o esforço aplicado no pedal em momentos de frenagem brusca. 

Itens tão importantes para a segurança do seu automóvel também merecem cuidado e manutenção constantes, principalmente devido ao desgaste dos componentes. O Protetor de Freios HT previne a transferência da temperatura do disco para as pastilhas e sistemas de freios, aumentando a segurança na frenagem. A pasta à base de cerâmica é resistente à temperaturas entre -40°C e +1400°C, lubrifica a roda fônica e facilita a montagem das pastilhas de freio ABS. Possui um efeito prolongado de lubrificação, resistindo à água, inclusive salgada. A manutenção destes freios previne a transferência da temperatura do disco para as pastilhas e sistemas de freios, além de evitar os ruídos e chiados do freio. 

A manutenção em dia é tão importante quanto a limpeza dos freios. Para realizar a limpeza, você pode utilizar o Limpa Freios, um desengraxante em aerossol que limpa e desengraxa sem deixar resíduos. Sua fórmula não danifica com componentes plásticos, borrachas e nem partes elétricas ou pintadas. Importante! O cuidado com os freios também aumenta a eficiência da frenagem.

Dicas da Wurth

Lembre-se! Dirigir com segurança é também respeitar as leis de trânsito, outros motoristas e pedestres

Também é sempre bom ter no carro um Kit de Ferramentas para qualquer eventualidade no seu automóvel durante o percurso. 

Lembre-se! Dirigir com segurança é também respeitar as leis de trânsito, outros motoristas e pedestres. 

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

  • Não dirigir alcoolizado;
  • Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
  • Não ultrapassar o limite de velocidade;
  • Usar sempre o cinto de segurança;
  • Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
  • Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.

Já garantiu todos os itens?! Compartilhe uma foto do seu automóvel e nos marque nas redes sociais! Mas não vale utilizar o celular na hora em que estiver dirigindo! @wurth.brasil