Dicas para iniciantes em Mountain Bike

no
Categorias: Geral

Finalmente chegou a primavera! E com o aumento da temperatura vem aquela vontade de ter mais contato com a natureza. Antes de colocar o pé no pedal e usar a bike na trilha, fique atento aos cuidados e dicas que separamos. Já falamos aqui como cuidar da sua bike com produtos práticos, agora é hora de fazer trilha com a Bike. Tá na hora do Mountain Bike!

Finalmente chegou a primavera! E com o aumento da temperatura vem aquela vontade de ter mais contato com a natureza. Antes de colocar o pé no pedal e usar a bike na trilha, fique atento aos cuidados e dicas que separamos.

Já falamos aqui como cuidar da sua bike com produtos práticos, agora é hora de fazer trilha com a Bike. Tá na hora do Mountain Bike!

Antes de levar a sua bicicleta para essa aventura é importante saber se no local existe trilha adequada para bicicletas ok? Vale ler as nossas dicas para iniciantes em trilhas. Feito isso, podemos começar a se divertir!

Bicicleta ideal para Mountain Bike

É muito importante saber que para fazer trilha com bicicleta ou levar a sua bike para montanha requer que o pneu seja mais resistente, cravado e com o aro da roda maior que o convencional, além de um sistema de amortecimento. Esse conjunto mecânico vai te ajudar a não derrapar nos terrenos irregulares e evitar acidentes. Fique atento ao ajuste do selim, que é o tubo onde fica o banco da sua bike, o ajuste ideal é aquele onde a ponta do seu pé consegue tocar o pedal, garantindo conforto e segurança ao pedalar na trilha.

1 – É muito importante saber que para fazer trilha com bicicleta ou levar a sua bike para montanha requer que o pneu seja mais resistente, cravado e com o aro da roda maior que o convencional, além de um sistema de amortecimento. Esse conjunto mecânico vai te ajudar a não derrapar nos terrenos irregulares e evitar acidentes. Fique atento ao ajuste do selim, que é o tubo onde fica o banco da sua bike, o ajuste ideal é aquele onde a ponta do seu pé consegue tocar o pedal, garantindo conforto e segurança ao pedalar na trilha.

Dica: Sempre use pares de pneu compatível com pares de câmara para Mountain Bike.

Segurança e conforto

Para encarar uma trilha com a bike é fundamental ter equipamentos de segurança e conforto. Além do capacete de segurança, aposte em um óculos de proteção jaguar, ele é resistente a impacto, possui sistema de ventilação para evitar o embaçamento e conta com elástico confortável para ajuste. As luvas. também são fundamentais para o seu conforto e segurança durante a trilha com a bike. E não se esqueça de usar roupa com tecido leve e calçado com tecnologia antiderrapante como por exemplo o Calçado Ocupacional Trek I. Dica: Durante o trajeto com a bike, mantenha sempre o corpo relaxado, assim você não sente os impactos dos buracos e obstáculos da trilha. E lembre-se de focar o olhar no caminho que você quer seguir, e não nos obstáculos.

2- Para encarar uma trilha com a bike é fundamental ter equipamentos de segurança e conforto. Além do capacete de segurança, aposte em um óculos de proteção jaguar, ele é resistente a impacto, possui sistema de ventilação para evitar o embaçamento e conta com elástico confortável para ajuste. As luvas. também são fundamentais para o seu conforto e segurança durante a trilha com a bike. E não se esqueça de usar roupa com tecido leve e calçado com tecnologia antiderrapante como por exemplo o Calçado Ocupacional Trek I.

Dica: Durante o trajeto com a bike, mantenha sempre o corpo relaxado, assim você não sente os impactos dos buracos e obstáculos da trilha. E lembre-se de focar o olhar no caminho que você quer seguir, e não nos obstáculos.

Ferramentas e chaves

Tenha sempre um Jogo soquete “multi” encaixe 1/4” – 33 peças, que possibilita o encaixe em 5 tipos de parafusos (sextavado métrico e polegada, estriado, quadrado e tx externo). Também é importante ter uma Chave ajustável conhecida como “Chave Inglesa”, essas ferramentas irão te ajudar muito nos reparos das peças antes e durante a aventura com a bike. Tenha também um Jogo de espátulas plásticas, que sirva para sacar o pneu sem danificar o aro. Para fazer o reparo das correntes você vai precisar de um Jogo de chave Allen tipo canivete, conhecidas como “Chave Allen”, além de servir para desrosquear parafusos. Ainda no tema ferramentas, como as peças são na sua maioria metálicas é importante ter uma Escova para limpeza, para remoção de ferrugem e resíduos, as escovas com cerdas de aço e aço carbono são indicadas e tem maior durabilidade. Lubrificação e manutenção Para garantir o bom funcionamento da bike, é muito importante lubrificar as correntes e peças com óleos mais úmidos, eles são recomendados para quem pedala na chuva, terra e lama, com ação lubrificante e protetora contra poeira e resíduos. A nossa dica é usar a Graxa líquida HHS 5000, prática e de fácil aplicação, ela é resistente a água doce, água salgada e possui PTFE, que garante lubrificação extra no local aplicado. E se o pneu furar bem no meio da aventura, use o Reparador instantâneo de pneu, ele irá garantir o reparo instantâneo para os modelos sem câmara de ar, reparando furos de até 5mm. Ele faz a reparação temporária do furo, e ao mesmo tempo infla o pneu.

3 – Tenha sempre um Jogo soquete “multi” encaixe 1/4” – 33 peças, que possibilita o encaixe em 5 tipos de parafusos (sextavado métrico e polegada, estriado, quadrado e tx externo). Também é importante ter uma Chave ajustável conhecida como “Chave Inglesa”, essas ferramentas irão te ajudar muito nos reparos das peças antes e durante a aventura com a bike.

Tenha também um Jogo de espátulas plásticas, que sirva para sacar o pneu sem danificar o aro. Para fazer o reparo das correntes você vai precisar de um Jogo de chave Allen tipo canivete, conhecidas como “Chave Allen”, além de servir para desrosquear parafusos. Ainda no tema ferramentas, como as peças são na sua maioria metálicas é importante ter uma Escova para limpeza, para remoção de ferrugem e resíduos, as escovas com cerdas de aço e aço carbono são indicadas e tem maior durabilidade.

Lubrificação e manutenção

Para garantir o bom funcionamento da bike, é muito importante lubrificar as correntes e peças com óleos mais úmidos, eles são recomendados para quem pedala na chuva, terra e lama, com ação lubrificante e protetora contra poeira e resíduos. A nossa dica é usar a Graxa líquida HHS 5000, prática e de fácil aplicação, ela é resistente a água doce, água salgada e possui PTFE, que garante lubrificação extra no local aplicado.

E se o pneu furar bem no meio da aventura, use o Reparador instantâneo de pneu, ele irá garantir o reparo instantâneo para os modelos sem câmara de ar, reparando furos de até 5mm. Ele faz a reparação temporária do furo, e ao mesmo tempo infla o pneu.

Bicicleta pronta para aventura? Compartilhe uma foto usando os produtos Wurth e nos marque nas redes sociais! @wurth.brasil