Dicas e truques para cuidar da sua bike

no
Categorias: Geral

Pedalar traz muitos benefícios para vida de uma pessoa. Seja para o lazer, esporte, meio de transporte diário ou até mesmo durante as atividades físicas, pedalar ajuda muito na saúde física e mental. O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade ou só para passeios, aumenta bastante a cada dia, sendo um meio de transporte sustentável que gera muita economia!

Temos muitos estímulos e incentivos para pedalar. Pode ser a fuga do trânsito nas cidades, a busca por melhor qualidade de vida, sustentabilidade ou lazer com os amigos e família. Vale lembrar que o dia do ciclista é celebrado em 19 de agosto em homenagem ao biólogo Pedro Davison. Essa data incentiva a paz no trânsito, cidadania e mobilidade sustentável.

Confira dicas e truques para cuidar da sua bike com produtos práticos!

Você sabia?

Além de ajudar muito na sensação de bem-estar, reduzir o estresse acumulado e eliminar toxinas do corpo, pedalar traz outros benefícios incríveis!

– Ajuda a evitar o acúmulo de gordura no organismo.
– Melhora a resistência muscular e regula a pressão arterial.
– Fortalece os pulmões e aumenta o fôlego.
– Estimula o metabolismo e queima colesterol ruim (LDL).
– É recomendado para pessoas que possuem restrições a alguns esportes.

Para aproveitar todas as qualidades de uma boa pedalada é necessário manter sua bike sempre com a manutenção em dia. Vem ver algumas dicas!

Ferramentas essenciais e acessórios que não podem faltar.

 Para manter a manutenção da sua bicicleta em dia, é importante ter algumas ferramentas, por isso listamos as ferramentas essenciais para você ter em casa ou no seu kit do dia a dia. Vamos começar com o Jogo de chaves tx (torx) tipo canivete com 8 peças. Esse kit é compacto e versátil, justamente por ter 8 medidas de chave torx em um formato de canivete. Vale lembrar que a maioria dos parafusos das bicicletas são com entrada torx. O canivete é confortável, resistente e ergonômico, além do botão para ejetar a chave desejada, ele pode ser utilizado como chave reta (na posição 180°) ou tipo chave “T” (na posição 90°).

Para manter a manutenção da sua bicicleta em dia, é importante ter algumas ferramentas, por isso listamos as ferramentas essenciais para você ter em casa ou no seu kit do dia a dia.Vamos começar com o Jogo de Chaves Allen tipo canivete com 8 peças, . Esse kit é compacto e versátil, justamente por ter 8 medidas de chaves allen em um formato de canivete. Vale lembrar que a maioria dos parafusos das bicicletas são com entrada allen. O canivete é confortável, resistente e ergonômico, além do botão para ejetar a chave desejada, ele pode ser utilizado como chave reta (na posição 180°) ou tipo chave “T” (na posição 90°). Com esse kit você terá as principais medidas em uma única ferramenta, organização e agilidade.

Outra ferramenta fundamental, é a chave combinada, ferramenta que possibilita remover porcas e parafusos da sua bicicleta. Em um dos lados você terá a chave boca, também chamada de fixa, e do outro lado uma entrada em formato estrela. Tenha como opção o Jogo de Chaves Combinadas com catraca e 6 peças. São 6 chaves de 8 mm a 19 mm com sistema de catraca nas 2 pontas, proporcionando maior transferência de força e conforto.

O lado estrela conta com engrenagem de 72 dentes na sua catraca, já o lado com a chave de boca/ chave fixa tem o ângulo de 15°. Vale lembrar que esse kit é fabricado em aço cromo-vanádio, com acabamento cromado contra corrosão. Tenha também um Jogo de Espátulas Plásticas, ele serve justamente para sacar o pneu sem danificar o aro e remover outras peças sem arranhar o metal da sua bike. Não esqueça do Alicate Universal Red Line, ele será muito usado para puxar porcas e parafusos engripados. Além de te ajudar a cortar, dobrar e puxar fios metálicos sem te machucar.

Alguns modelos de bicicletas convencionais e elétricas, possuem no seu quadro e selim (banco), parafusos auto brocantes cabeça flangeada phillips para fixação de algumas peças. Por isso vale muito a pena ter o Jogo de Chaves Cotoco e Catraca com 12 peças! Ferramenta com sistema de catraca e encaixe magnético hexagonal para bits. Ideal para operações de aperto e desaperto de parafusos com cabeça no formato torx/ allen, philips e fenda. O Kit é compacto, tem o cabo ergonômico e sistema de catraca para operações de aperto e desaperto. O estojo acompanha os bits nos formatos; fenda de 5.5, bit ¼, chave bit hexagonal de 4 mm, 5 mm, allen (torx) de 10, 15, 20, 25 e 30. Também bits para parafusos philips 1 e 2.

Mas se você quer um kit de ferramentas ainda mais completo, conheça o Jogo de Chaves de Precisão com 29 peças. A sua haste conta com encaixe sextavado com imã que mantém o bit imantado e cabo com a cabeça giratória. São diversas medidas e modelos em um único estojo, fenda simples, philips, hexagonal, torx, estrela e 3 asas.

Mountain Bike e trilhas com segurança.

Para encarar aventuras com a sua bike, como trilhas, corridas e até mesmo mountain bike, EPIs são fundamentais! Além de usar um calçado adequado para cada atividade, capacete e roupas específicas, lembre-se se usar um óculos de proteção especial. O óculos de proteção spider além de de ser resistente ao impacto, conta com elástico confortável para fixação. Ele garante ampla visão justamente por ter sistema de ventilação indireta, feito para minimizar o embaçamento.

Para encarar aventuras com a sua bike, como trilhas, corridas e até mesmo mountain bike, EPIs são fundamentais! Além de usar um calçado adequado para cada atividade, capacete e roupas específicas, lembre-se se usar um óculos de proteção especial. O Óculos de Proteção Ampla Visão além de proteger contra impactos frontais e de partículas volantes multidirecionais, tem armação de PVC flexível, sistema de ventilação indireta com 6 válvulas e tirante elástico para ajuste à face, trazendo maior conforto e evitando que o óculos caia durante o uso.

Já as Luvas Tiger Flex Plus irão proporcionar conforto e segurança com grande poder de agarre. Além do mais, as luvas são confeccionadas em nylon/lycra®, com boa resistência mecânica a abrasão. E para completar o seu kit de EPIs, tenha a Lanterna cyclops. Resistente e confortável, a lanterna tem tecnologia LED com alto desempenho e baixo consumo de energia. Além do mais, ela conta com controle de intensidade e foco ajustável da luz. O seu elástico é confortável e largo, garantindo segurança ao fixar o equipamento na cabeça ou capacete.

Limpeza e manutenção de qualidade.

Para fazer a limpeza e manutenção sem danificar a sua bicicleta é importante usar os produtos certos. Confira nossas dicas! O Desengraxante universal eco-w pode ser usado para limpeza inicial em todas as peças. Ele remove óleos e gorduras com alto poder de limpeza e sem cheiro. Vale lembrar que o Desengraxante universal eco-e possui em sua formulação agentes anticorrosivos, que impedem a oxidação do metal e outras peças da sua bicicleta. Usando um borrifador ou Pano de microfibra você consegue fazer até 129 litros de produto final com 1 litro do produto concentrado.

Para fazer a limpeza e manutenção sem danificar a sua bicicleta é importante usar os produtos certos. Confira nossas dicas! O Desengraxante Universal ECO-W pode ser usado para limpeza inicial em todas as peças. Ele remove óleos e gorduras com alto poder de limpeza e sem cheiro. Vale lembrar que o Desengraxante universal eco-e possui em sua formulação agentes anticorrosivos, que impedem a oxidação do metal e outras peças da sua bicicleta. Usando um borrifador ou Pano de Microfibra você consegue fazer até 129 litros de produto final com 1 litro do produto concentrado.

Para fazer a limpeza mais intensa dos pneus, use o Limpa Pneu em Spray. Basta agitar a lata e aplicar o produto para limpar e hidratar a borracha dos pneus sem danificar o aro de metal e outras peças. Com espuma de ação rápida e resistência à água, a sua tecnologia evita o ressecamento do pneu de borracha.

Na hora de fazer a limpeza das correntes, pedivela (cranque) e outras engrenagens é importante ficar atento aos produtos indicados para cada peça. Para remover graxa antiga, óleo, sujeira de difícil remoção, use o Desengraxante Express, o produto tem fácil aplicação justamente por ser em spray. Além do mais, tem alto poder de limpeza justamente por ser feito à base de solventes orgânicos, ele limpa, desengraxa e seca as peças em geral sem deixar resíduos.

Caso a sua bike seja elétrica e seja necessário fazer a limpeza de áreas próximas aos componentes elétricos, use o Limpa contato. Com aplicação em spray, o Limpa Contato remove graxas, sujeiras, óleos e outros contaminantes em áreas de contato elétrico sem deixar nenhum resíduo, limpa e seca instantaneamente. E tem mais, o produto ajuda na prevenção de falhas e mau contato sem alterar as propriedades elétricas.

Para finalizar a categoria de limpeza e manutenção na sua bike, use o Rost Off para desengripar parafusos, remover contaminantes e lubrificar áreas metálicas de difícil acesso. O Rost off é um desengripante e lubrificante para peças metálicas com ação antioxidante e anticorrosiva. Com grande poder de penetração e capilaridade, a sua aplicação é fácil e ação rápida. O Rost off ajuda até mesmo na remoção de peças enferrujadas da sua bike.

Lubrificação e cuidados para manter a sua bike sempre nova.

Para garantir o bom funcionamento da bicicleta, é muito importante lubrificar as correntes e peças com óleos mais úmidos, eles são recomendados para quem pedala na chuva, terra e lama, com ação lubrificante e protetora contra poeira e resíduos. A nossa dica é usar a Graxa Spray chain lube, prática e de fácil aplicação, ela é resistente à água doce, água salgada e possui PTFE, que garante lubrificação extra no local aplicado. Você também pode usar a Graxa Líquida HHS 2000, ela tem alta adesividade, lubrifica partes expostas a pressão, impacto e vibração, além de ser resistente ao calor.

Caso seja necessário usar uma graxa tradicional, você pode usar a Graxa Grafitada Multiúso. A Graxa grafitada é ideal para lubrificar as correntes, pedivela (cranque) e outras peças. Ela tem resistência à água, altas temperaturas e pressão. Feita de óleo mineral, sabão de cálcio e aditivado com grafite, essa graxa é resistente até mesmo à água salgada.

Dicas da Wurth

1 – Para deixar as áreas metálicas da sua bicicleta brilhando e protegidas, use o Metal Polisher. O Metal Polisher é uma emulsão de óleo e água com argila sintética para o polimento de metais. Com alto rendimento, ele não escorre, tem alta durabilidade, não sai com água e protege o metal contra oxidação e ferrugem.

2 – Para longas aventuras com a sua bike, leve o Reparador Instantâneo de Pneu, o produto faz o reparo instantâneo para os modelos sem câmara de ar, reparando furos de até 5mm. Ele faz a reparação temporária do furo, e ao mesmo tempo infla o pneu.

Gostou das dicas? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro dos melhores produtos para o seu veículo! @wurth.brasil