Dicas de cuidados para deixar o veículo parado durante a quarentena

no
Categorias: Geral

Quanto tempo um veículo pode ficar parado? Seja nesse momento de pandemia e quarentena, ou após muito tempo fora de casa, sempre aparecem algumas dúvidas. Será que o motor vai funcionar bem após um tempo sem uso? É necessário trocar o óleo do motor? E a bateria, é necessário desconectar para evitar o desgaste e perda de autonomia?

Confira as dicas da Wurth para manter o seu veículo conservado e com a manutenção em dia, durante a quarentena ou longos períodos sem o uso.

No geral, as montadoras recomendam alguns ajustes em veículos parados por mais de uma semana. Mas é bom conferir o manual de manutenção preventiva das baterias, motor e veículo no geral. A primeira recomendação, é ligar o seu carro por 10 minutos em um ambiente aberto semanalmente.

Se o seu veículo irá ficar parado por mais de um mês, algumas medidas devem ser feitas para evitar problemas no funcionamento do motor, baterias, freios e outras partes. Lembre-se que após um mês sem o uso, é importante verificar a calibragem dos pneus, eficiência dos freios, capacidade da bateria e funcionamento do filtro de ventilação junto ao ar condicionado.

Cuidados e dicas de prevenção.

Cuidados e dicas de prevenção.

Se você vai ficar mais de quinze dias sem o uso do carro, a primeira dica é calibrar os pneus com 5% a 10% além da capacidade para o modelo do seu veículo. Assim ele não irá ficar achatado na parte em contato com o chão, já que naturalmente ele irá ficar descalibrado. Vale lembrar que um pneu descalibrado apresenta maior resistência ao rolamento. Quanto maior a resistência, mais força o motor tem de fazer e mais gasolina é consumida.

Outro ponto bastante comum nestes dias onde o veículo fica parado é encontrar o pneu murcho com um furo que passou despercebido, para estas situações uma boa dica é o uso do Reparador de Pneus, ele realiza a reparação temporária do furo e, ao mesmo tempo, infla o pneu garantindo a segurança para levar o pneu para um reparo definitivo em uma borracharia.

Pensando no caso dos veículos com motor híbrido ou completamente elétrico, a recomendação é deixar as baterias completamente carregadas. Após um mês sem uso, as baterias podem apresentar queda suave no seu nível de carga, mas esse processo irá manter os ciclos de vida da sua bateria mais saudáveis ao longo dos anos.

Voltando para os veículos convencionais com motor a gasolina. Não complete o seu tanque, abasteça com a quantidade mínima recomendada, e tenha como opção a gasolina aditivada, justamente por ter o prazo de validade maior e ter uma evaporação mais lenta. Para o óleo do motor, a recomendação é verificar a validade e quilometragem, se a data para troca estiver próxima, aproveite esse momento para fazer essa manutenção.

Converse com o seu mecânico de confiança sobre o uso do Aditivo para Óleo OWT. O produto é um aditivo suplementar para o óleo lubrificante automotivo, possui em sua fórmula agentes antioxidantes e inibidores de corrosão e desgaste, que ajudam a aumentar a vida útil do motor. O aditivo para óleo melhora o desempenho do óleo lubrificante, formando uma película protetora entre as peças, diminuindo o atrito e o ruído. Além do mais, o aditivo melhora o desempenho nas partidas a frio, reduz o excesso de carbonização e emissão de poluentes.

Como manter a bateria com melhor performance?

Como manter a bateria com melhor performance?

Outro ponto de bastante atenção no veículo é a bateria. Veículos muitos dias parados podem apresentar falhas na partida devido a falta de carga nas baterias. Uma boa forma de evitar estes problemas é fazendo uma boa manutenção da bateria utilizando o Protetor de Pólo de Bateria, o produto forma um filme protetor no pólo de bateria, protegendo contra umidade e ácidos de bateria que causam a corrosão, evitando quedas de tensão e prolongando a vida útil da bateria.

Aproveite e faça uma manutenção geral em outros possíveis contatos em seu veículo utilizando o Limpa Contato spray. Ele remove graxas, sujeiras, óleos e outros contaminantes das superfícies dos contatos elétricos sem deixar nenhum resíduo, e o melhor, limpa e seca de maneira instantânea. Assim ele ajuda na prevenção de falhas e mau contato das partes elétricas.

Você sabia?

Baterias novas além de apresentar melhor performance, irão perder menos energia após longos períodos sem uso se o cabo negativo for desconectado. Além do mais, após esse tempo sem ligar o veículo, será possível dar partida a frio sem problemas.

Itens práticos para limpeza, manutenção e proteção

Itens práticos para limpeza, manutenção e proteção

Outro item prático que pode ser usado após tanto tempo sem usar o veículo, é o Limpa Ar Condicionado. Com aplicação prática, ele faz a limpeza no sistema de ar condicionado e ventilação. Combate com eficiência odores desagradáveis no interior do ar condicionado, evaporador, condensador, tubulações e as outras partes do carro. Basta ativar a sua válvula especial, que trava após o acionamento, assim será liberado automaticamente o produto no interior do veículo para fazer a limpeza de todo sistema do ar condicionado. A limpeza é feita sem danificar as partes elétricas. E lembre-se de fazer a troca do Filtro de Ar Condicionado a cada 6 meses.

Não podemos esquecer dos bancos de couro, painel e peças em couro. Nessa etapa, a nossa dica chave é usar o Kit para Limpeza e Hidratação de Couro. O kit acompanha 1 Limpa Couro, 1 Hidratante de Couro, 1 flanela e 1 esponja de aplicação. O limpa couro é um detergente translúcido com fragrância suave, o produto foi desenvolvido para facilitar a limpeza de bancos de couro e até mesmo o painel. Com aplicação fácil, ele remove sujidades do couro sem alterar a cor natural, textura ou ressecar.

Já o hidratante de couro é uma emulsão cremosa com leve fragrância que remete ao cheiro natural de couro. A sua tecnologia na formulação garante hidratação prolongada para peças de couro, isso evita o ressecamento ocasionado pela exposição ao sol. E o melhor, hidratação e perfume sem danificar ou alterar suas características originais do couro!

Dicas da Wurth

1 – Para deixar seu veículo ainda mais protegido use o Rost Off. Com fácil aplicação em spray, o Rost Off pode ser usado para limpeza e proteção, ele é um desengripante e lubrificante para peças metálicas com ação anticorrosiva. Com grande poder de penetração e capilaridade, ele previne e desengripa peças metálicas. Além do mais, o produto também elimina ruídos, protege da corrosão e limpa superfícies plásticas e emborrachadas.

2 – Se o seu carro for ficar por mais de uma semana em um ambiente externo com ação direta do sol, use uma capa para proteger toda a pintura e evitar o ressecamento de algumas peças que ficam expostas.

Gostou das dicas? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro dos melhores produtos para o seu veículo! @wurth.brasil