Como proteger a casa da umidade no inverno

no
Categorias: Casa ou escritório

O inverno já começou! E como você já sabe, junto ao frio vem a umidade e períodos de chuva que acabam causando infiltração, mofo e problemas dentro de casa. Para te ajudar reunimos dicas práticas para proteger sua casa contra a umidade no inverno.

O inverno já começou! E como você já sabe, junto ao frio vem a umidade e períodos de chuva que acabam causando infiltração, mofo e problemas dentro de casa. Para te ajudar reunimos dicas práticas para proteger sua casa contra a umidade no inverno.

Banheiro
O banheiro é o cômodo mais afetado pela umidade. A melhor dica é abrir portas e janelas para tirar a umidade do ambiente. Para evitar o mofo e sujeira nas juntas da pia, vaso sanitário, box e janelas, a dica é usar o Silicone Neutro, de fácil aplicação, resistência a umidade e antimofo. Para remover o acúmulo de gordura e sujeira com facilidade a nossa dica é usar o limpador universal, um produto neutro e biodegradável. Em seguida, para evitar o acúmulo de água nos vidros do box e espelhos, o Water Off forma um filme invisível nos vidros, que repele a água, além de evitar o embaçamento.

O banheiro é o cômodo mais afetado pela umidade. A melhor dica é abrir portas e janelas para tirar a umidade do ambiente. Para evitar o mofo e sujeira nas juntas da pia, vaso sanitário, box e janelas, a dica é usar o Silicone Neutro, de fácil aplicação, resistência a umidade e antimofo.

Para remover o acúmulo de gordura e sujeira com facilidade a nossa dica é usar o limpador universal, um produto neutro e biodegradável. Em seguida, para evitar o acúmulo de água nos vidros do box e espelhos, o Water Off forma um filme invisível nos vidros, que repele a água, além de evitar o embaçamento.

A recomendação inicial para guarda-roupas e sofás, é não encostá-los na parede, assim a passagem da umidade se torna mais difícil. O segundo passo é colocar produtos anti-mofo dentro dos armários e atrás do sofá, você também pode usar saquinhos com giz para quadro, o giz tem alto poder de absorção da umidade. Vale lembrar que é muito importante abrir o guarda-roupas e colocar as roupas ao sol algumas vezes, garantindo a circulação de ar. Caso o mofo esteja instalado, é importante remover todas as roupas e fazer uma limpeza mais agressiva, uma mistura de álcool e vinagre pode te ajudar nesse processo.
Guarda-roupas e tecidos

A recomendação inicial para guarda-roupas e sofás, é não encostá-los na parede, assim a passagem da umidade se torna mais difícil. O segundo passo é colocar produtos anti-mofo dentro dos armários e atrás do sofá, você também pode usar saquinhos com giz para quadro, o giz tem alto poder de absorção da umidade.

Vale lembrar que é muito importante abrir o guarda-roupas e colocar as roupas ao sol algumas vezes, garantindo a circulação de ar. Caso o mofo esteja instalado, é importante remover todas as roupas e fazer uma limpeza mais agressiva, uma mistura de álcool e vinagre pode te ajudar nesse processo.

Se o mofo já se alastrou nas roupas e sofá, a recomendação é fazer a limpeza da área contaminada, o limpa estofados é um produto em spray de fácil aplicação, remove sujeira de tecidos, manchas e gorduras, além de evaporar rápido sem alterar o tecido. Uma dica de proteção e repelência a umidade, é usar o impermeabilizante para tecidos, o produto em spray fornece um alto grau de repelência a líquidos, sem prejudicar o conforto e a maciez do tecido. Já falamos sobre ele aqui. Para tecidos em couro, vale usar um embelezador de couro, para criar uma película de proteção, garantindo hidratação e maior durabilidade do tecido.
Tecidos e estofados

Se o mofo já se alastrou nas roupas e sofá, a recomendação é fazer a limpeza da área contaminada, o limpa estofados é um produto em spray de fácil aplicação, remove sujeira de tecidos, manchas e gorduras, além de evaporar rápido sem alterar o tecido.

Uma dica de proteção e repelência a umidade, é usar o impermeabilizante para tecidos, o produto em spray fornece um alto grau de repelência a líquidos, sem prejudicar o conforto e a maciez do tecido. Já falamos sobre ele aqui.

Para tecidos em couro, vale usar um embelezador de couro, para criar uma película de proteção, garantindo hidratação e maior durabilidade do tecido.

Parede na fase de pintura

Se a sua casa estiver na fase de pintura, para evitar a umidade na parede é importante usar revestimento impermeabilizante e protetor, o Selablock é um impermeabilizante e protetor, bi-componente, a base de areias especiais, aditivos minerais e resinas acrílicas, quando unidos formam uma argamassa polimérica de alta qualidade. Já falamos sobre o Selablock aqui.

Lembre-se, ao primeiro sinal de mofo a limpeza do local deve ser imediata.

Os produtos selecionados você pode encontrar aqui:

Selablock

Limpador Universal

Water off

Limpa Estofados

Impermeabilizante Impermax

Embelezador de couro

Silicone Neutro