Como fazer a limpeza adequada da sua moto? Confira nossas dicas!

no
Categorias: Geral

Você costuma fazer limpeza em sua moto? Há quanto tempo a sua moto não vê aquela limpeza completa nos bancos, retrovisores, painéis e pedais? Estamos acostumados a associar a limpeza da moto a um simples banho de espuma que fazemos nos postos de gasolina, mas o tratamento e limpeza adequada vai muito além disso.

Para estar em dia com a limpeza completa do seu veículo é preciso atentar-se a manutenção diária. Para te ajudar nessa missão, reunimos dicas necessárias para deixar a sua moto sempre em dia e evitar possíveis problemas durante os seus trajetos.

Como fazer a limpeza adequada sem danificar a sua moto?
como fazer a limpeza

Pode parecer simples, mas o processo de limpeza da sua moto requer atenção redobrada para não danificar ou prejudicar nenhuma peça ou parte elétrica do automóvel. Para que você consiga deixar sua moto sempre em dia é necessário usar produtos que proporcionem a limpeza adequada e preservem a lataria, bancos e demais peças que possam sofrer alterações com produtos não indicados.

Para começar a lavar a sua moto, é preciso que ela esteja fria para que você não corra o risco de estragar peças por choque térmico ou até mesmo se queimar. Depois de fria, cubra todas as entradas de ar da moto para que a água não entre e danifique os materiais, principalmente o escapamento.

Nossa indicação, para deixar sua moto limpa, lustrada e protegida, é usar o Shampoo com Cera. O produto, além de proporcionar a limpeza ideal, protege a lataria contra a ação da radiação solar e oferece brilho sem polimento. Por ser um produto altamente concentrado, rende muito produto final após ser diluído em água.

Com a ajuda de um Pano para limpeza, passe o produto por toda a estrutura da moto esfregando as áreas mais sujas. Depois remova os excessos de produto com água corrente e finalize secando com a Toalha Absorve Total ou o Pano de Microfibra para garantir que sua moto esteja seca por completo.

Pneus
limpeza pneus

Não podemos deixar de lado o tratamento e cuidado com os pneus. Para a limpeza prática e adequada, a nossa recomendação é o Limpa Pneus. São 3 funcionalidades em 1 produto: limpa, hidrata e revitaliza a borracha do pneu, aumentando a vida útil da peça e evitando possíveis problemas de ressecamento por contato com o solo. O produto é em spray, facilitando a aplicação.

A gente nunca sabe quando vamos precisar de uma ajudinha com um pneu furado, né? Por isso, tenha sempre na bolsa de apoio de sua moto o Reparador de Pneu. O produto repara instantaneamente furos e fissuras causados por irregularidades no solo, inflando o pneu e garantindo a segurança necessária para continuar a viagem até encontrar a borracharia mais próxima. Além disso, o Reparador de Pneu foi desenvolvido especialmente para situações de emergência, então não é necessário o uso de demais ferramentas para a manutenção das suas rodas.

Painéis, acabamentos em plástico e espelhos
limpeza paineis acabamentos

O painel é uma das áreas mais expostas da moto, por isso, é preciso promover a limpeza adequada da região removendo sujeiras que possam impedir a visualização das informações. No display do painel, use uma Flanela com o Limpa Telas para limpar e desengordurar a região. Já nas partes plásticas, o indicado é utilizar o Silicone Spray, para proteger contra o acúmulo de poeiras, mantendo as superfícies limpas e brilhantes. Além da proteção física, o produto reduz o atrito entre peças e consequentemente o desgaste do material.

Assim como o painel, outra peça de muita exposição é o retrovisor. Para aumentar a durabilidade da limpeza de espelhos do retrovisor e também a segurança durante o uso da moto, o produto indicado é o repelente de água Water Off. O produto forma um filme invisível nos espelhos, repelindo a água e proporcionando maior visibilidade. Após o seu uso, a água e a sujeira escorrem sob forma de gotícula pelo espelho. Além do alto rendimento do produto, não agride pinturas e não resseca borrachas.

Bancos
limpeza banco

Não podemos esquecer da limpeza e cuidado com os bancos. Para a higienização perfeita e tratamento do material dos bancos o ideal é a utilização do Kit Limpeza e Hidratação de Couro, além de ser fácil de aplicar, o kit é completo para limpar, hidratar e prolongar a vida útil das peças. É composto por 4 itens, sendo 1 Limpa Couro, 1 Hidratante de Couro, 1 flanela e 1 esponja de aplicação.

Correntes e freios
limpeza correntes e freios

A peça principal quando falamos em segurança do motociclista é o freio. Estar com ele em dia é primordial para evitar qualquer acidente ou problema durante o percurso. A limpeza deve ser feita de acordo com as especificidades de cada modelo/peça para que não haja nenhum dano ou alteração nos freios. O melhor para essa higienização é utilizar o Limpa Freios. O produto é um desengraxante em aerossol, formulado à base de solventes orgânicos de alto poder de limpeza. Limpa e desengraxa peças em geral sem deixar resíduos, seca em segundos.

Para garantir o bom funcionamento da sua moto, é importante lubrificar as correntes e peças para evitar quebras, ranhuras ou rompimentos. Para quem usa a moto todos os dias e está sujeito a pegar chuva ou passar por lugares com muita terra ou lama, a nossa recomendação é usar a Graxa Líquida HHS Drylube, um lubrificante a seco à base de cera sintética que promove a minimização do desgaste das peças. O melhor é que ela possui ótima resistência à força centrífuga após a secagem, formando uma película seca.
Se você precisar de uma graxa convencional opte pela Graxa Grafitada Multiúso. Ela é ideal para lubrificar as correntes e outras peças, pois é resistente à água, altas temperaturas e pressão. Produzida com óleo mineral, sabão de cálcio e aditivado com grafite, essa graxa resiste também à água salgada.

Moto limpa e revisada? Agora sim você está pronto para pegar a estrada! Certifique-se de refazer essa limpeza e revisão periodicamente e lembre-se que ela é fundamental para garantir o bom funcionamento da sua moto. Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais a sua rotina de manutenção com os produtos Wurth e marque nosso @wurth.brasil. Queremos ver como você utiliza os melhores produtos do mercado!