Cabeceira: Faça a sua em casa, do seu jeito, gastando pouco!

no
Categorias: Bricolagem / Faça você mesmo, Casa, Geral

Você já teve aquela cabeceira dos sonhos, que deixaria o seu quarto perfeito? O que todos sabem é que as cabeceiras, além de lindos itens de decoração, possuem um preço elevado se comparado com demais acessórios para o quarto, principalmente quando se trata de cabeceiras feitas em madeira ou ferro. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que dá para fazer diferentes modelos de cabeceira em casa, sem gastar muito! Hoje, nós trouxemos 3 exemplos de como montar uma cabeceira para sua cama de forma simples e barata. Olha só:

Cabeceira Estofada
cabeceira estofada

A nossa primeira cabeceira é uma das mais procuradas do mercado e, consequentemente, uma das mais caras também. Porém, hoje você vai aprender a fazer a sua com materiais mais simples e baratos.

O primeiro passo é medir a sua cama para separar os materiais. Uma cama de casal padrão, tem 1,38m, veja se a sua corresponde a esse valor, caso não, tire a medida ideal para sua cama. Um ponto importante que deixa a estética ainda mais elegante, é deixar a cabeceira ultrapassar o limite da cama, esse espaço também pode servir como suporte para uma mesa de cabeceira ou prateleiras. Para saber a altura da sua peça, sente na cama e meça do chão até a altura do seu pescoço.

Medidas na mão? Chegou a hora de separar os materiais. Para essa peça vamos precisar de 1 placa de MDF, espuma e tecido de sua escolha, nossa recomendação é o veludo. Uma dica é comprar a espuma e o tecido com tamanhos maiores, para que haja uma sobra de segurança.

A montagem é bem simples, coloque a placa de MDF no chão e cole a espuma com o auxílio da Pistola para Cola Quente e o Bastão de Cola Quente, depois, coloque o tecido por cima e, sem colar sobre a espuma, estique as pontas e prenda o tecido na parte de traz da placa de MDF com a ajuda de um Grampeador. Uma boa dica para essa colagem também, é usar o Prego Líquido, ele possui alta fixação e fácil aplicação.

Para finalizar, coloque um pezinho nas duas laterais inferiores da cabeceira, para que a placa não encoste diretamente no chão. Os pezinhos você encontra prontos para vender, fixe-os com uma Parafusadeira para garantir a segurança da peça, depois disso, basta colocar atrás da sua cama e deixar seu quarto ainda mais aconchegante!

Cabeceira com Ripas
cabeceira ripas

O segundo modelo é ainda mais simples, usaremos somente ripas de madeira, para um ambiente mais rústico. Nesse caso, precisaremos de cerca de 20 ripas, aqui também vale medir a sua cama para garantir as medidas exatas na hora da execução.

Antes de iniciarmos a montagem, precisamos nos certificar da qualidade da ripa e retirar qualquer buraco ou fiapo que possa machucar ou atrapalhar o acabamento da peça. Para isso, use a Lixa para Madeira e deixe suas ripas lisinhas. Para um acabamento mais rústico, finalize as ripas com um verniz especial para madeira ou, se você optar por uma cabeceira mais personalizada, nossa sugestão é usar a Tinta Spray, temos 19 cores disponíveis para você escolher.

Depois de preparar as ripas, vamos começar a montagem. Para garantir que nada vá cair ou desabar durante a noite, opte por unir as peças com parafusos reforçados e, com a ajuda da Parafusadeira, fixe-as na parede, de acordo com a sua preferência de posição.

Pronto, agora temos mais uma opção de cabeceira para deixar seu quarto com a sua cara!

Cabeceira com Tinta
cabeceira tinta

A última cabeceira é a mais fácil de todas. Para essa opção, usaremos somente tinta e muita criatividade. Para a cabeceira com tinta, usaremos Fita Crepe e Tinta Spray. Comece medindo a altura ideal para que a pintura fique de acordo com a sua estatura, depois, passe fita crepe exatamente onde deseja que sua cabeceira termine.

Agora é hora de pintar, escolha uma cor de sua preferência e preencha todo o quadrado da cabeceira com tinta. Lembre-se que você pode criar diferentes desenhos, de acordo com o que gosta ou com as demais decorações do seu quarto. Uma vantagem de usar a Tinta Spray é que ela possui alta cobertura, fácil aplicação e secagem rápida. Dessa forma, você evita ficar passando diversas camadas de tinta na parede e termina sua cabeceira rapidinho!

Gostou das opções? Faça a que combina mais com seu quarto e nos mostre como ficou! Nas redes sociais somos @wurth.brasil. Compartilhe sua foto e nos marque por lá.