Aprenda a fazer uma um lustre pendente de madeira em poucos passos!

no
Categorias: Bricolagem / Faça você mesmo

Lustres e luminárias com pendente deixam qualquer ambiente bonito e personalizado. E para continuar te ajudando a decorar e personalizar a sua casa ou qualquer outro ambiente, hoje vamos te ensinar a fazer um lustre/ pendente de madeira em poucos passos!

Separamos 3 modelos de lustres feitos em madeira, com montagem simples e materiais baratos para você economizar e decorar o ambiente em poucos passos.

Preparo e acabamento

Antes de começar a montagem, é importante saber qual será a finalização e acabamento da sua luminária com pendente. Se você quiser manter a coloração natural da madeira, use a Tinta Spray Verniz em cada peça antes da montagem. Caso você escolha usar cores mais vibrantes, use a Tinta Spray Color. Com aplicação fácil e secagem rápida, o produto garante alta cobertura e bom rendimento.

Lembre-se de uniformizar a madeira utilizando a Lixa para Madeira para eliminar as imperfeições proporcionando uma eficiente remoção de imperfeições e um ótimo acabamento.

Agora sim! Peças prontas para montagem

1- Lustre de cubos!

 Lustre de cubos!

Peças e ferramentas para montagem:
20 placas de madeira na medida 14 cm x 18 cm (Laterais do cubo)
5 placas de madeira na medida 12 cm x 12 cm (Tampa do cubo)
5 pendentes com soquete para lâmpadas

Itens e ferramentas:
10 Cantoneiras de Nylon (Serão usadas para fixar a tampa em cada cubo)
40 Parafusos Cabeça Flangeada Philips – 3,5 x 14 mm
Prego Líquido
Broca de Madeira
Escareador
Parafusadeira/ Furadeira
Espiral Organizador de Fios e Cabos
Fita Isolante

Montagem

Aprenda a montar um lustre pendente moderno de madeira com cubos em poucos passos.

A montagem dos cubos é bem simples! Use 4 placas de 4 cm x 18 cm para formar a estrutura do nicho. Você pode parafusar as laterais usando os Parafusos de Cabeça Flangeada (3,5 x 14 mm) ou colar de forma prática usando o Prego Líquido. Repita esse processo nas outras placas até finalizar os 5 cubos.

Agora você irá usar a Broca de Madeira para fazer um furo central nas 5 placas de madeira na medida 12 cm x 12 cm, que serão a tampa dos cubos e local onde o fio do pendente com soquete irá passar. Após fazer o furo, use o Escareador para deixar o acabamento externo do furo mais bonito e sem farpas.

Com as laterais o nicho já fixadas, use as placa de madeira na medida 12 cm x 12 cm que acabamos de fazer o furo central e encaixe em uma das extremidades de cada cubo, como se fosse uma tampa. Use as Cantoneiras de Nylon para fixar essa tampa pela parte de dentro com parafusos, assim você evita o excesso de parafusos expostos.

Com os cubos finalizados, é só passar o fio do pendente com soquete pelo furo que fizemos na tampa e fazer a instalação elétrica. Para dar acabamento nos fios em segurança, utilize a Fita Isolante para proteção e em seguida, faça uma trança com os fios ou use o Espiral Organizador de Fios e Cabos para que eles fiquem organizados, sem risco de curtos. Ajuste a altura do pendente e organize os cubos em alturas diferentes para deixar o acabamento

Importante
Se você for fixar as partes dos cubos usando os parafusos, fique atento à espessura das placas de madeira, pois os parafusos devem ser mais curtos, justamente para não atravessar e furar a madeira.

2- Lustre triangular moderno

Peças e ferramentas para montagem:
24 ripas de madeira na medida 18 cm x 3 cm (Estrutura triangular)
1 placa de madeira triangular com 18 cm em todos os lados (Tampa da estrutura final)
1 pendente com soquete para lâmpada

Itens e ferramentas:
40 Parafusos Cabeça Flangeada Philips – 3,5 x 14 mm
Prego Líquido
Broca de Madeira
Escareador
Parafusadeira/Furadeira

Montagem

A montagem é bem simples! Use a ripa de madeira com 18 cm x 3 cm e corte as pontas na diagonal, fazendo um corte chanfrado com 60° na mesma direção em ambos os lados. Para essa tarefa use o arco de Serra Manual, é importante que todos os lados estejam com o mesmo ângulo final para garantir o encaixe perfeito.

Depois é só usar o Prego Líquido e juntar as três partes, formando um triângulo equilátero. Repita esse passo e monte os outros 6 triângulos. Agora é só empilhar os triângulos em ângulos diferentes, formando um efeito de escada espiral. Use os 40 Parafusos Cabeça Flangeada Philips – 3,5 x 14 mm para fixar cada camada.

Nessa etapa vamos usar a Broca de Madeira para fazer um furo central na placa de madeira triangular com 18 cm em todos os lados, que será a tampa e local onde o fio do pendente com soquete irá passar. Após fazer o furo, use o Escareador para deixar o acabamento externo do furo mais bonito e sem farpas.

Parafuse a tampa no topo na estrutura final de escada espiral que montamos. Agora é só passar o fio do pendente com soquete pelo furo que fizemos na tampa e fazer a instalação elétrica.

3- Luminária de mesa Wood ou Toco

Uma ideia bem interessante e fácil de fazer é montar uma luminária de mesa Wood, também conhecida como luminária Toco, que é uma luminária de madeira com estilo contemporâneo para você decorar a sua cabeceira.

Peças e ferramentas para montagem

2 Madeiras de 25 cm x 9 cm x 4.5 cm
1 Lâmpada de Edson
Interruptor industrial
Cabo (2m aproximadamente)
Soquete
Plug de energia macho

Itens e ferramentas:
Trena ou Metro de Madeira
Parafusadeira/ Furadeira
Broca de Madeira
Prego Líquido
Lixa de Madeira
Tinta Spray

Montagem

Para fazer a base da luminária, utilize um lápis e uma Trena ou Metro de madeira para fazer duas marcações: uma no comprimento, a 7 cm da borda e uma na largura, a 4,5 cm da borda. Após fazer a marcação, utilize a Furadeira com uma Broca de Madeira para fazer um furo que tenha o tamanho semelhante ao diâmetro do soquete, podendo ser um pouquinho maior apenas. Faça um furo na base, transpassando a madeira em uma das marcações. Na segunda marcação, utilize a mesma broca para fazer outro furo, mas sem transpassar a madeira – o suficiente para que o interruptor passe pela madeira. Com auxílio da broca, a mesma que utilizamos com o diâmetro do interruptor, finalize o furo do outro lado da madeira.

Agora vamos demarcar o caminho pelo qual irá passar a fiação da nossa luminária. Utilize a broca maior para realizar esta marcação na madeira, ligando o primeiro furo ao segundo. Não é necessário transpassar a madeira. A primeira madeira está pronta e já podemos passar para fazer a marcação da segunda peça.

Uma dica! Antes de fazer a marcação é ideal alinhar bem as duas partes para que os furos fiquem bem alinhados. Utilize novamente o lápis e uma Trena ou Metro de Madeira. Após realizar os dois furos, faça também aquele mesmo caminho para conectar os dois pontos.
Feito isso, junte bem as duas madeiras e utilize a broca menor para fazer um furo no centro da madeira, mas desta vez o furo será centralizado na lateral menor, onde fica a junção das duas madeiras. Utilize uma Lixa de Madeira para realizar o acabamento e remover as farpas e pequenas imperfeições.

Preparo da parte elétrica

Vamos então preparar a parte elétrica da sua luminária. Caso não tenha conhecimento ou muita habilidade para manusear fios e cabos, sugerimos pedir ajuda para alguém um pouco mais experiente, que possa lhe mostrar ou mesmo realizar esta etapa do projetinho para você.
Vamos lá! O primeiro passo é conectar o cabo ao soquete e interruptor, com uma distância suficiente para você conseguir encaixar o cabo na madeira. Agora, na outra ponta do cabo, conecte o plug da tomada. Faça um teste para verificar se as conexões estão funcionando. Tudo certo? Então já pode utilizar Prego Líquido para colar as duas madeiras. Dica: após aplicar a cola e juntar as duas partes, utiliza uma Fita Adesiva para manter a base unida até a cola secar.

Acabamento

Base e parte elétrica finalizadas? Chegou a hora de decorar. Você pode manter a sua luminária em madeira natural e aplicar Tinta Spray Verniz fosco ou brilhante, mas também pode utilizar Fita Adesiva, fazer marcações e decorar com Tinta Spray na cor de sua preferência.

Dicas da Wurth

Para realizar qualquer trabalho manual, seja bricolagem, marcenaria ou manutenção é muito importante proteger seus olhos contra possíveis partículas de madeira, tinta e outros resíduos. Utilize sempre um Óculos de Proteção e também Luvas de Proteção para as suas mãos, durante o manuseio e trabalho com as peças de madeira.

Tudo pronto?! Mãos à obra! Compartilhe uma foto do seu ambiente decorado e nos marque nas redes sociais! @wurth.brasil