5 ideias de decoração para quem tem pets em casa

no
Categorias: Bricolagem / Faça você mesmo

Se você ama e tem pets em casa, as dicas de hoje com toda certeza irão te ajudar a decorar o seu ambiente e evitar que os seus animais danifiquem os móveis e façam bagunça pela sua casa. Iremos te ensinar a fazer apoio para o sofá com arranhador para gatos, criado-mudo com toca e outras dicas de decoração pet friendly incríveis.

Se você ama e tem pets em casa, as dicas de hoje com toda certeza irão te ajudar a decorar o seu ambiente e evitar que os seus animais danifiquem os móveis e façam bagunça pela sua casa.

Iremos te ensinar a fazer apoio para o sofá com arranhador para gatos, mesa de cabeceira com toca e outras dicas de decoração pet friendly incríveis!

O mais importante para quem tem animais em casa, é ter como opção móveis com tecidos mais resistentes e pés ou pernas de ferro. Se você tem cão em casa, evite os tapetes felpudos e com cores mais claras. E se você tiver gatos, evite os tapetes de sisal para decoração, justamente por ser um material muito indicado para os bichanos amolarem as unhas.

Agora vamos às dicas!

1- Apoiador para sofá com arranhador para gatos.

A nossa dica é aproveitar o braço do seu sofá e instalar um apoiador de copos e objetos com arranhador de sisal ou cortiça na lateral. Apoiador para sofá com arranhador para gatos. Muitas vezes não adianta comprar arranhadores e espalhar brinquedos para evitar que o seu gato amole a unha nos cantos do sofá, esse cantinho é justamente o local mais interessante para ele. A nossa dica é aproveitar o braço do seu sofá e instalar um apoiador de copos e objetos com arranhador de sisal ou cortiça na lateral.
Muitas vezes não adianta comprar arranhadores e espalhar brinquedos para evitar que o seu gato amole a unha nos cantos do sofá, esse cantinho é justamente o local mais interessante para ele.

A nossa dica é aproveitar o braço do seu sofá e instalar um apoiador de copos e objetos com arranhador de sisal ou cortiça na lateral.

Peças para montagem:

1 Placa de madeira com a largura e altura do chão até o braço do seu sofá. (Lateral externa).

1 Placa de cortiça ou placa com cordas de sisal no mesmo tamanho da lateral externa anterior.

1 Placa de madeira com a largura e profundidade da parte de cima do braço. (Topo do braço).

1 Placa de madeira com a largura e profundidade da lateral interna do sofá (Lateral interna)

Ferramentas para montagem:
Parafusadeira
Parafuso Chipboard Cabeça chata Philips
Prego Líquido
Spray de Verniz
Lixa para massa e madeira
Bits Philips para o parafuso Chipboard cabeça chata
Adaptador magnético para bits
Luva de Nylon com banho de látex
Máscara de proteção

Montagem:

Vamos começar lixando as placas para remover farpas e deixar tudo bem alinhado, use a Lixa para madeira para conseguir um acabamento perfeito. Lembre-se de usar Luvas de proteção durante essa etapa. Por ser feita com forro de nylon e banho de látex na palma e nos dedos, a luva garante proteção contra cortes e farpas de madeira nos dedos.

Após essa etapa, usando Máscara de proteção, aplique nas peças o Spray de Verniz ou de outra cor para dar o acabamento desejado. Com as placas secas, cole a peça de cortiça ou sisal na peça maior, que será a lateral com o arranhador para os gatos. Use o Prego Líquido para colar com facilidade. O Prego líquido tem fácil aplicação, não escorre e após secar tem resistência a água e umidade.

Com o arranhador lateral colado, vamos montar a estrutura, ela forma um “U” invertido com as laterais de tamanhos diferentes. Parafuse o topo que será o apoio nas duas laterais e use o Parafuso Chipboard Cabeça chata Philips com profundidade e espessura adequada para fixar as peças sem perfurar muito as placas. Com a estrutura finalizada, é só encaixar no braço do seu sofá e apresentar o novo brinquedo para o seu gato.

Dica: Para que esse novo arranhador se torne atrativo para os gatos, é importante apresentar para o animal com carinho e naturalidade. Você pode usar Erva do gato e Silvervine Matatabi no novo arranhador, essas ervas são recomendadas para sensação de bem estar e alegria nos gatos.

2 – Mesa de cabeceira com toca para pets

Aprenda a montar uma mesa de cabeceira com toca para cães e gatos. Use a Lixa para madeira para conseguir um acabamento perfeito nas placas de madeira, lembre-se de usar Luvas de proteção durante essa etapa. Para personalizar a sua mesinha de cabeceira, usando Máscara de proteção, aplique o Spray de Verniz ou de outra cor para deixar tudo bem alegre! Durante a montagem da estrutura, use o Prego Líquido para colar com facilidade cada parte, depois é só parafusar tudo usando o Parafuso Chipboard Cabeça chata Philips com profundidade e espessura adequada para fixar as peças sem perfurar muito as placas. Aproveite e use Cantoneiras de Zimak nas partes internas para dar ainda mais resistência. Para finalizar, é só instalar os Rodízio para móveis (Rodinhas de gel) ou de outro modelo que desejar.
Essa dica é muito boa para acomodar bem cães pequenos e até mesmo os gatos. Para montar uma mesa de cabeceira com toca confortável, siga o nosso passo a passo para montagem de um nicho, pois a estrutura base é a mesma, já ensinamos aqui como montar um.

Mas lembre-se de usar as placas de madeira com mais de 90 cm de altura x 90 cm de largura para acomodar bem o seu pet. Já a espessura das peças de madeira deve ser de no mínimo 5 cm, para garantir maior durabilidade da estrutura.

Use a Lixa para madeira para conseguir um acabamento perfeito nas placas de madeira, lembre-se de usar Luvas de proteção durante essa etapa. Para personalizar a sua mesinha de cabeceira, usando Máscara de proteção, aplique o Spray de Verniz ou de outra cor para deixar tudo bem alegre!

Durante a montagem da estrutura, use o Prego Líquido para colar com facilidade cada parte, depois é só parafusar tudo usando o Parafuso Chipboard Cabeça chata Philips com profundidade e espessura adequada para fixar as peças sem perfurar muito as placas. Aproveite e use Cantoneiras de Zimak nas partes internas para dar ainda mais resistência. Para finalizar, é só instalar os Rodízio para móveis (Rodinhas de gel) ou de outro modelo que desejar.

Estrutura pronta? Agora é só colocar a caminha do seu pet dentro da nova toca.

Criado-mudo não!
Você sabia que o termo “criado-mudo” surgiu durante a escravidão no Brasil? Onde os escravos ficavam de pé ao lado da cama para servir. Por isso, é importante abolir o uso dessa palavra, o correto é usar “Mesa de cabeceira” ok?

3 – Puff ou mesa de centro com pneu e cordas de sisal

Se o seu pet gosta de arranhar as coisas e roer pés dos móveis, que tal fazer puff ou mesa de centro utilizando um pneu e forrar com corda de tecido ou corda de sisal? Para os cães recomendamos usar corda feita de tecido para forrar o pneu, caso você tenha gatos, use a corda de sisal para servir de arranhador. A montagem é simples, basta reutilizar um pneu no tamanho que desejar e forrar ele usando uma corda de material resistente. Comece a forrar pela parte de baixo, para colar a corda, use o Prego Líquido sem excesso para não sujar a corda. Durante essa etapa, estique a corda aos poucos e deixe sempre uma camada bem perto da outra, assim tudo ficará bem firme.
Se o seu pet gosta de arranhar as coisas e roer pés dos móveis, que tal fazer puff ou mesa de centro utilizando um pneu e forrar com corda de tecido ou corda de sisal? Para os cães recomendamos usar corda feita de tecido para forrar o pneu, caso você tenha gatos, use a corda de sisal para servir de arranhador.

A montagem é simples, basta reutilizar um pneu no tamanho que desejar e forrar ele usando uma corda de material resistente. Comece a forrar pela parte de baixo, para colar a corda, use o Prego Líquido sem excesso para não sujar a corda. Durante essa etapa, estique a corda aos poucos e deixe sempre uma camada bem perto da outra, assim tudo ficará bem firme.

Caso você queira colocar pés na sua mesa de centro, a instalação dessas peças deve ser feita antes de colar as cordas. Lembre-se de usar parafusos menores com rosca na parte de dentro para dar maior estabilidade e fixação.

Dica: Se você deixar o vão do seu pneu exposto, use a Tinta Spray colorida na parte interna do pneu para dar um acabamento mais alegre e moderno. Durante o uso do produto, sempre use Máscara de proteção para evitar o incômodo com o cheiro.

5 Dicas de uso do prego líquido
1- Fixar pequenos quadros e objetos na parede sem precisar furar.
2- Fixação de porcelanatos, pastilhas ou azulejos decorativos.
3- Montar caixas e itens decorativos sem parafuso ou prego.
4- Fixar rodapé sem precisar usar buchas e parafusos.
5- Cobrir furos indesejados na parede.

4 – Instalando redes nos móveis com facilidade

Se você quiser instalar redes para os pets na parte debaixo da mesa de jantar ou mesa de centro, comece escolhendo o tecido que será usado para montar a rede. É importante escolher tecidos resistentes ao peso do seu animal e macio, assim a nova toca será ainda mais atrativa. Você pode fazer a base da rede com tecido de linho resistente e mais grosso, para forrar use o tecido de Carapinha, ele é um tecido de lã sintética que imita a lã das ovelhas, além de ser bonito e sustentável, é um tecido macio e aconchegante para a nova toca do seu pet. Lembre-se que tamanho da rede retangular deve ser um pouco maior que as medidas entre as pernas da mesa.
Essa dica é super fácil para fazer. Se você quiser instalar redes para os pets na parte debaixo da mesa de jantar ou mesa de centro, comece escolhendo o tecido que será usado para montar a rede. É importante escolher macio e resistente ao peso do seu animal, assim a nova toca será ainda mais atrativa.

Você pode fazer a base da rede com tecido de linho resistente e mais grosso, para forrar use o tecido de Carapinha, ele é um tecido de lã sintética que imita a lã das ovelhas, além de ser bonito e sustentável, é um tecido macio e aconchegante para a nova rede do seu pet. Lembre-se que tamanho da rede retangular deve ser um pouco maior que as medidas entre as pernas da mesa.

Materiais e ferramentas para montagem:

– Tecido de linho retangular com medida um pouco maior que a medida entre as pernas da mesa.
– Tecido retangular de carapinha um pouco menor que a medida entre as pernas da mesa.
– Cordas de sisal com a espessura que desejar. (Serão usadas para decorar e reforçar os braços da rede para o seu pet.
Cola MS Turbo/ Cola Tudo
Parafusos para madeira curtos

Montando a rede:

1 – Comece recortando o tecido de linho que será usado como base para rede. Recorte as quatro laterais formando um “U”, deixando 4 tiras de tecido largas, que serão usadas como os braços da rede. É importante que o espaço central da nossa rede seja confortável e espaçoso para o pet.

2 – Recorte o tecido de carapinha na mesma medida que o espaço central do tecido de linho. Use a Cole MS Turbo/ Cola Tudo para colar um tecido no outro e deixar tudo bem firme. A cola tem secagem super rápida, resistência à água e não mancha a superfície onde é aplicada. Para dar acabamento nas laterais da junção dos tecidos, você pode colar a corda de sisal ou até mesmo costurar em volta do tecido de carapinha da rede.

3 – Para fixar a rede nas pernas da mesa, use os braços de tecido que sobraram e faça um nó bem firme deixando uma altura boa para o seu pet subir na rede e ficar confortável. Para deixar esses braços resistentes, use novamente a Cole MS Turbo/ Cola Tudo em toda parte de tecido e envolva ele com a corda de sisal, formando um espiral resistente de ponta a ponta. E para que a rede não escorregue com o peso, use Parafusos curtos abaixo da amarração feita em cada perna.

Dica: Para manter a rede limpa e cheirosa por mais tempo, use o Impermeabilizante para tecidos e estofados, ele é um impermeabilizante que impede a absorção de líquidos e sujeiras em geral, garantindo maior durabilidade do tecido.

5 – Calçadeira recamier para os pés cama com toca

 A montagem de uma calçadeira recamier com toca segue o mesmo modelo da montagem de um nicho. Siga esse passo a passo que já ensinamos. É importante estar atento a largura e profundidade da estrutura, quando maior, mais resistente e mais grossa terá que ser a madeira da nossa calçadeira. Para calçadeiras mais largas usadas em camas de casal, é importante colocar colunas de sustentação internas no centro, para que você possa sentar nesse móvel. Com a estrutura finalizada, instale os pés que mais combinam com o seu quarto e coloque almofadas de futon na parte de cima para você ter o máximo de conforto ao sentar. O mesmo serve para a toca dos pets, use almofadas de futon ou outro material com as cores que combinam com o seu quarto e que sejam atrativas para o seu animal.
A montagem de uma calçadeira recamier com toca segue o mesmo modelo da montagem de um nicho. Siga esse passo a passo que já ensinamos. Antes de começar, é importante estar atento a largura e profundidade da estrutura, quando maior, mais resistente e mais grossa terá que ser a madeira da nossa calçadeira recamier. Para calçadeiras mais largas usadas em camas de casal, é importante colocar colunas de sustentação internas no centro, para que você possa sentar nesse móvel com segurança.

Com a estrutura finalizada, instale os pés que mais combinam com o seu quarto e coloque almofadas de futon na parte de cima para você ter o máximo de conforto ao sentar. O mesmo serve para a toca dos pets, use almofadas de futon ou outro material com as cores que combinam com o seu quarto e que sejam atrativas para o seu animal.

Dica: Após finalizar a sua estrutura, apresente para o seu pet com carinho e paciência, coloque os seus brinquedos e caminha antiga nesse novo ambiente para que ele possa se identificar com mais facilidade.

Gostou das dicas? Tire do seu ambiente decorado e nos marque nas redes sociais! @wurth.brasil