3 porta-velas fáceis e baratos para você fazer em casa!

no
Categorias: Geral

Sabe aquela sensação de bem-estar quando chegamos em casa e vimos tudo em ordem e com um cheirinho de casa limpa? As velas são ótimas opções para deixar o seu cantinho com aquele aroma especial e, o melhor, dar um toque de decoração que seja a sua cara. Nesse post, separamos 3 modelos de porta-velas que são super fáceis de fazer em casa, com poucos materiais e super resistentes. Chegou a hora de deixar a criatividade te levar e fazer peças únicas para a sua casa. Confira o que vamos usar para esses trabalhos:

Para porta-velas de Vidro:
• 1 pote de vidro usado
• 1 folha sulfite
• Cola escolar (preferencialmente em bastão)
• Fita de cetim
Tinta Spray
Pistola de Cola Quente
Bastão de Cola Quente

Para porta-velas Canela:
• 12 paus de canela
• 1 pote redondo (vidro, plástico, lata)
• Barbante de sisal
Tinta Spray
Pistola de Cola Quente
Bastão de Cola Quente

Para porta-velas Rústico:
• 2 correntes de bicicleta (novas ou usadas)
• 1 pote redondo (vidro ou lata)
Tinta Spray
Wurth Bonder Plus
Martelo
• Prego

Porta-Velas de Vidro

Para o nosso primeiro porta-velas, pegue um pote de vidro que tenha em casa e que não use mais. Faça a higienização completa e deixe-o secando ao ar livre por pelo menos um dia, esse tempo garante que não sobrará nenhum resíduo de água que possa prejudicar o acabamento do nosso DIY.

Nesse modelo, nós temos algumas possibilidades de trabalhar. Pode ser pintado por completo com uma cor de sua preferência ou, como vamos ensinar, pode ser usado com formas e desenhos diferentes de acordo com a sua decoração. Na folha de sulfite, faça um desenho que você mais gosta, pode ser um coração, estrela, flores… Depois de escolher seu desenho, recorte a folha no molde que desenhou, ele servirá de base para nossa arte no pote de vidro.

Com o sulfite cortado no formato escolhido, use a cola escolar para grudá-lo na parte interna do vidro, de preferência no meio do pote. Neste trabalho não precisamos que o papel grude permanentemente, por isso, não usaremos uma cola mais forte. Depois que o papel estiver grudado, vamos começar a pintar. Escolha uma Tinta Spray de sua preferência, em nossa cartela temos 19 cores disponíveis e, para esse tipo de trabalho, a Tinta Spray é a mais recomendada por possuir alta cobertura e resistência contra ação do tempo.

Escolheu sua cor favorita? Agora é hora de começar a pintar, borrife a Tinta Spray sobre todo o espaço de dentro do pote de vidro e espere secar, o tempo de secagem é rápido, o que facilita o término do trabalho no mesmo dia. Depois de seco, caso ache necessário, aplique mais uma camada e espere mais alguns minutos para secar. Feito isso, basta retirar o papel que está colado no interior do pote que o desenho estará pronto!

Para finalizar e deixar imperceptível que usamos uma embalagem de vidro, use a Pistola de Cola Quente com o Bastão de Cola quente e passe a fita de cetim na borda do pote colando aos poucos, use a cola em pequenos pontos para que a fita não fique marcada, dessa forma você garante acabamento perfeito para o seu porta-velas.

Porta-Velas Canela

O nosso segundo porta-velas, além de super sofisticado, traz um aroma diferenciado e agradável ao ambiente. Para esse trabalho pegue qualquer pote redondo que você tenha em casa, pode ser de plástico, vidro ou lata, nós usaremos somente para dar formato ao porta-velas. Com o pote escolhido vá colocando os paus de canela ao redor formando um círculo.

Nesse momento, com a Pistola de Cola Quente e o Bastão de Cola quente vá colando os pauzinhos conforme for encaixando no formato do pote, só tome cuidado para que a cola não encoste no pote e grude com os paus de canela, nossa intenção é usar somente a canela como suporte neste trabalho.

Depois de colar todos os paus de canela no formato desejado, espere a cola secar e remova o pote, deixando somente a estrutura com o espaço para a vela. Para finalizar e dar um toque fofo, use o barbante de sisal e faça um laço no porta-velas. Uma opção que deixa essa peça ainda mais única é utilizar a Tinta Spray branca ou dourada e dar algumas borrifadas na parte superior do porta-velas formando um degradê de cores.

Porta-Velas Rústico

A nossa última peça e a mais fácil de todas é o Porta-Velas Rústico. Para esse trabalho pegue duas correntes de bicicleta, podem ser usadas ou novas, só lembre de deixá-las bem limpas, sem nenhum resíduo de graxa ou óleo. Para a limpeza desta corrente é indicado utilizar um produto de alto poder de limpeza, para facilitar o trabalho sem causar esforço, como o Desengraxante Universal Eco-W.
Com as correntes limpas, meça no pote que você vai usar. Nesse caso, precisa ser de vidro ou uma latinha, pois usaremos como estrutura do porta-velas. Depois de medir, vamos separar o pedaço de corrente que vamos usar, para isso, use um Martelo e um prego para bater devagar no elo que une um gomo ao outro, é bem simples.

Agora cole com a Wurth Bonder Plus a corrente sobre toda a estrutura da lata ou pote, até cobrir todos os espaços. Vale lembrar que a Wurth Bonder Plus é uma cola com alto nível de aderência e secagem rápida, por isso, é importante manusear com cuidado e aplicá-la nos lugares corretos. Feito isso, basta finalizar com a Tinta Spray de sua preferência e deixar o seu espaço com um toque mais rústico.

DIY Porta Velas texto4 1

Gostou das dicas? Ainda não acabou, para você que deseja ter uma vela com o seu cheirinho favorito, vamos te ensinar a como fazer uma vela artesanal em casa. Olha só como é fácil. O que vamos precisar:

• 2 caixas de velas brancas (as que usamos em casa)
• 1 panela esmaltada
• Essência de sua preferência

Modo de preparo

Derreta as velas na panela esmaltada até que a parafina fique totalmente líquida, depois de derretida, retire os pavios que ficarão boiando sobre o líquido e reserve-os. Coloque 10 gotas da essência escolhida e mexa bem, nesse momento aumente o fogo para que a parafina não esfrie. Depois de bem misturado, basta acrescentar o líquido no seu porta-velas de escolha e colocar o pavio, para segurar, enrole o pavio em um palito e coloque no meio da parafina, assim ele fixa melhor e não cai, depois, quando a parafina estiver um pouco mais dura, quase no ponto de secagem, é só retirar o palito e deixar terminar de secar.

Agora sim, você tem três opções de porta-velas e sabe como fazer a sua vela em casa! Faça as peças, compartilhe nas suas redes sociais e marque a @wurth.brasil, estaremos de olho nas suas obras de arte.