3 decorações de Natal para fazer em casa!

no
Categorias: Bricolagem / Faça você mesmo

A época de Natal é uma das mais especiais do ano quando falamos em decoração. Quem não gosta de reunir a família para montar a árvore e deixar a casa com aquele toque especial? Existem diferentes formas de deixar o seu cantinho com um ar mais natalino e, nesse caso, a criatividade é sua melhor amiga na hora de pensar o que colocar em cada espaço da casa. Hoje, para deixar a sua celebração ainda mais especial, nós separamos 3 decorações de natal fáceis e super especiais para você fazer em casa gastando pouco. Olha só:

Estrela de Natal em madeira

Estrela de Natal em madeira

Um dos enfeites de maior destaque na decoração de Natal é a estrela. Os diferentes materiais e cores são o que deixam a peça ainda mais especial para sua decoração. Para o nosso tutorial, precisaremos dos seguintes materiais:

1 placa de madeira de 30cm x 30cm
1 lápis
3 metros de barbante cru
Pistola para cola quente
Bastões de cola quente
Serra
Lixa para madeira
Luvas de Proteção
Óculos de Proteção
Tinta Spray
Prego líquido

Antes de iniciar os nossos trabalhos, é importante garantir que os materiais usados durem por vários anos, afinal a gente sempre gosta de guardar as decorações para usar de diferentes formas nos próximos anos, né? Para preparar a placa de madeira a nossa sugestão é iniciar com o lixamento da peça para que não reste nenhum fiapo, furo ou partes desniveladas. Vale lembrar que, para qualquer trabalho manual, é importante o uso de materiais de proteção como Luvas e Óculos.

O primeiro passo do nosso tutorial é desenhar o formato de uma estrela em cima da placa de madeira, para isso use o lápis e o molde que disponibilizamos abaixo para um desenho mais linear.

[molde de estrela]

Depois de desenhar precisamos cortar nossa peça, o mais indicado é fazer o trabalho com uma Serra para garantir o corte exato do formato sem danificar a placa de madeira. Use a Serra sempre em movimentos curtos e repetitivos para facilitar o retalho da madeira. Depois de cortado, certifique-se de que as laterais estejam lisas, caso precise, passe a Lixa para melhorar o acabamento.
Depois de lixado una as partes formando a estrela e cole com Prego líquido evitando bagunça, furos e marteladas.

Agora com a Pistola para Cola Quente e o Bastão de Cola Quente iniciaremos a colagem no barbante na peça. Para isso, aplique, em pouca quantidade, a cola sobre uma das pontas para iniciar o preenchimento. Uma dica legal é enrolar o barbante por toda a estrela, para que não haja nenhum espaço em branco. Faça a aplicação da cola aos poucos evitando que vaze pelas laterais ou pelo meio do barbante para ter um acabamento perfeito. Barbante aplicado? Agora é hora de deixar sua estrela a sua cara!

Inicie decorando com uma pintura que converse com as outras decorações da sua casa. Nossa indicação é a Tinta Spray que, além de possuir alta cobertura, seca rápido para a aplicação de uma segunda camada, caso haja necessidade. O melhor é que são 19 cores para você deixar sua peça personalizada e com o acabamento ideal. Uma outra dica é aplicar diferentes pedras e miçangas na peça para dar mais destaque.

Mini Árvore de Natal Moderna

Mini Árvore de Natal Moderna

O mais clássico dos enfeites pode ficar ainda mais especial com um toque de modernidade. Essa é uma árvore fácil de fazer em casa e que pode completar a decoração da sua mesa durante a ceia. Os materiais que usaremos neste tutorial são:

2 ripas de madeira de 40cm x 10cm
1 ripa de madeira de 20cm x 10cm
3 bolas de isopor de 10cm
30cm de barbante
Gancho para madeira
Tinta Spray
Lixa para madeira
Prego Líquido
Luvas de Proteção
Óculos de Proteção

Assim como na nossa estrela, para iniciar a produção da árvore de natal moderna, precisamos deixar a madeira pronta para a montagem. Use a Lixa para garantir que não reste nenhum fiapo, buraco ou partes desniveladas nas ripas.

Para a decoração da nossa árvore usaremos bolas de isopor, que podem ser decoradas de acordo com a sua preferência. Faça uma pintura diferente com a Tinta Spray em cada uma das bolinhas e depois corte o barbante em pedacinhos de 10cm cada um e cole nas bolinhas para fazer conseguir pendurar.

Decoração ok e ripas preparadas? Chegou a hora de montar nossa estrutura. O serviço é bem simples, com a ajuda do Prego Líquido, una as três ripas de madeira pelas pontas formando um triângulo. Lembrando que as duas ripas de 40cm formam as laterais e a de 20cm será como a base da nossa árvore. Nesse caso, a cor da madeira combina com a temática natalina, mas fica a seu critério acrescentar uma cor para a estrutura. Depois de montada, coloque o gancho para madeira na parte superior do triângulo e pendure as bolinhas coloridas.

Guirlanda de bolinhas de isopor

Guirlanda de bolinhas de isopor

Nossa última dica de coração é uma das que dão mais destaque à decoração de natal. As guirlandas podem ser feitas de inúmeras formas, materiais e cores e a nossa é super fácil de fazer, além de utilizar materiais em conta e de fácil acesso para compra. Olha só:

15 bolas de isopor de 10cm
15 bolas de isopor de 5cm
60cm de arame galvanizado
10cm de barbante
Alicate de Bico
Tinta Spray
Luvas de Proteção
Óculos de Proteção
Pistola para cola quente
Bastões de cola quente

O preparo dos materiais deve começar pelo arame galvanizado. Lembrando que é muito importante o uso de Luvas e Óculos de proteção para qualquer trabalho de bricolagem e artesanato. Com a ajuda do Alicate de Bico molde o arame formando um círculo e una as extremidades torcendo pelas pontas. As bolinhas, assim como na nossa decoração de árvore de natal, podem ser pintadas com a Tinta Spray de sua preferência, como a secagem da tinta é rápida, você pode optar por fazer esse passo depois de montar a estrutura de arame.

Guirlanda de bolinhas de isopor

Arame no formato certo e bolinhas pintadas? Vamos começar a colar e dar forma para nossa guirlanda. Como são 15 bolinhas de 10cm e 15 bolinhas de 5cm, a ideia é intercalar os dois tamanhos para dar mais movimento e profundidade para nossa guirlanda. Use a Pistola para Cola Quente e o Bastão de Cola Quente e vá aplicando as bolinhas no arame uma por uma, nossa recomendação é aplicar aos poucos para que a cola não escorra durante o processo.

Depois de aplicar todas as bolinhas, basta esperar alguns minutos para que toda a cola esteja seca e aplicar o barbante na parte superior para que possa pendurá-la onde quiser.

E ai, gostou das dicas? Então é hora de compartilhar com a gente como ficaram suas criações! Faça uma postagem nas suas redes sociais e marque o nosso @wurth.brasil.